O ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores jogadores da temporada, foi aberto na tarde desta segunda-feira. E com vitória de um estreante. Participando da competição pela primeira vez em sua carreira, o suíço Stanislas Wawrinka derrotou o tcheco Tomas Berdych por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (0-7) e 6/3.
O confronto foi válido pelo Grupo A, em que também estão os espanhóis David Ferrer e Rafael Nadal. Eles se enfrentam apenas nesta terça-feira porque Ferrer jogou no domingo a final do Masters 1000 de Paris, em que foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic, integrante do Grupo B do torneio em Londres.
A partida desta terça-feira na capital inglesa durou 2h25min e foi marcada pelo equilíbrio. Wawrinka soube aproveitar os momentos em que Berdych vacilou com o saque na mão para conseguir duas quebras no jogo, uma no primeiro set e outra no terceiro, e garantir a vitória.
O tenista suíço também teve momentos de instabilidade, sobretudo no final do segundo set, em que foi derrotado no tie-break sem marcar pontos.
Os próximos adversários de Wawrinka e Berdych no Grupo A do ATP Finals serão definidos de acordo com o resultado do embate entre Nadal e Ferrer na tarde de terça-feira.