Em fase final de contrato com a Sauber, Esteban Gutierrez tem futuro incerto na Fórmula 1 em 2014. Entretanto, o chefe de engenharia da equipe sediada em Genebra (Suíça), Tom McCullough, não poupou elogios ao piloto mexicano e apostou em seu potencial para seguir no grid da principal categoria do automobilismo mundial.
“Sua velocidade era evidente desde a época em que fez testes por nossa equipe. Isso nunca esteve em dúvida. Ele é um rapaz brilhante e trabalha duro, então tem potencial para seguir em frente”, afirmou o engenheiro.
Após passar por categorias europeias e competir na GP2 durante 2011 e 2012, Gutierrez foi efetivado como piloto titular da Sauber nesta temporada. Parceiro de equipe do alemão Nico Hulkenberg, o mexicano aparece na 16ª colocação no Mundial, com seis pontos, e tem 33 pontos de desvantagem em relação ao seu companheiro.
“Isso é difícil para novatos, especialmente quando a disputa é em uma parte tão apertada do grid. Esteban evoluiu em todas as áreas desde que está conosco”, encerrou Tom McCullough.
Ainda em fase de negociações, a Sauber não tem dupla de pilotos fechada para próxima temporada. O jovem russo Sergey Sirotkin, de 18 anos, já acertou com a equipe chefiada por Monisha Kaltenborn, mas ainda depende de superlicença para competir na Fórmula 1. Prestigiado, Hulkenberg já foi cotado na McLaren, Lotus e Force India.