A equipe brasileira de Hipismo garantiu, nesta sexta-feira, sua vaga na final da Copa das Nações de Hipismo, que será realizada no próximo domingo, em Barcelona. Com uma excelente atuação, o Brasil confirmou a classificação na primeira colocação entre os 18 países que participaram das eliminatórias.
Formada por Rodrigo Pessoa, montando Citizenguard Cadjanine Z, Eduardo Menezes, com Calavda, Marlon Zanotelli, com Clouwni e Doda Miranda, com AD RahmannshofS Bogeno, a equipe tupiniquim perdeu apenas um ponto por excesso de tempo.
Quem abriu a participação brasileira na prova foi o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, que completou o percurso a 1,6m sem cometer faltas em 75s64. Marlon Zanotelli, que entrou na sequência, passou sem derrubar nenhum obstáculo, mas acabou penalizado por excesso de tempo, fechando o percurso em 81s11.
Depois dele, Doda Miranda fez uma passagem limpa com o tempo de 77s92. O resultado de Eduardo Menezes foi descartado.
“Nosso objetivo era ficar entre os oito melhores para chegar à final, e terminar em primeiro lugar foi realmente muito bom. Precisamos ter calma porque a competição ainda não acabou, pelo contrário, ela começa para valer no domingo e temos grandes adversários pela frente. Mas o resultado de hoje nos deixa bastante confiantes”, declarou o francês Jean-Maurice Bonneau, chefe de equipe do Brasil.
Além do Brasil, confirmaram participação na final da Copa das Nações as equipes da Holanda, Bélgica, Irlanda, França, Grã-Bretanha, Canadá e Ucrânia. Todos os times entram na pista no domingo com seus placares zerados e direito a uma volta e um desempate para o primeiro lugar, caso haja necessidade.