A eliminação anunciada do Brasil da Copa América se confirmou na noite de ontem, diante da até então inofensiva seleção da Jamaica. Sem apresentar um basquete digno desde o começo da competição, o time brasileiro foi novamente derrotado, desta vez por 78 x 76, e se despediu na primeira fase sem nem uma vitória.
Batido por Porto Rico, Canadá e Uruguai nos três primeiros confrontos, o Brasil dependia de uma vitória sobre a Jamaica para avançar à segunda fase da competição. Mas nem isso a trupe comandada por Rubén Magnano foi capaz de conseguir.
Novamente sem poder de decisão e pecando nas escolhas finais, a seleção brasileira viu a Jamaica reverter o placar a seu favor nos últimos cinco segundos de partida.
O lance do jogo ainda ficou nas mãos do Brasil. Após pedido de tempo do treinador, o ala Benite teve a oportunidade de empatar, mas a bola arremessada por ele parou no aro.
No fim, os jogadores pareciam não acreditar na eliminação e se reuniram no centro da quadra para as últimas palavras.
Resta torcer
Para participar da Copa do Mundo do ano que vem, a seleção brasileira só tem uma esperança: receber o convite da Federação Internacional de Basquete (Fiba).
Embora tenha se despedido da Copa América com uma pífia campanha, os brasileiros se apegam ao histórico no basquete para serem chamados ao Mundial.
Isso porque o País nunca ficou fora de um Mundial, já foi bicampeão da competição e é a sede dos próximos Jogos Olímpicos, em 2016.
Algoz do Brasil na partida de ontem, a Jamaica foi a grande surpresa da primeira fase do torneio. Depois de fazer um jogo duro contra a líder do grupo, Porto Rico, ontem foi a vez de mostrar ao time canarinho que tem evoluído no esporte. Destaque para o armador James, que acertou dois lances livres primordiais.