Depois de não encontrar grandes desafios nas suas primeiras partidas, Novak Djkovic teve trabalho na manhã desta sexta-feira. Apesar de tomar um susto e perder o primeiro set, o sérvio conseguiu virar o jogo e garantiu a classificação à semifinal do Masters 1000 de Xangai, na China, ao vencer o francês Gael Monfils, com placar final de 6/7 (4-7), 6/2 e 6/4, após 2h24.
A vitória foi a nona de Djokovic sobre Monfils, que nunca conseguiu superar o sérvio. Na próxima fase, o número 2 do mundo terá pela frente mais um francês, já que enfrentará Jo-Wifried Tsonga, que avançou ao bater o alemão Florian Mayer, com tranquilidade, por 6/2 e 6/3.
O jogo começou marcado por reviravoltas. Após quatro pontos disputados, o placar marcava 2/2, sendo que todos os games foram conquistados em quebras de saque. A partir daí, os tenistas melhoraram o serviço e levaram a decisão para o tie-break, que foi vencido por Monfils.
Com uma postura diferente na segunda parcial, Djokovic iniciou com uma quebra e ficou à frente no placar, aplicando a vantagem no sétimo ponto. Vencendo por 5/2, ele sacou para deixar o duelo empatado. Bem diferente do primeiro, o terceiro set teve poucas chances de quebra. A única aconteceu no sétimo game, quando o sérvio aumentou o ritmo e complicou a vida do oponente. Mais uma vez à frente, o cabeça de chave 1 ainda perdeu um set-point, mas confirmou o favoritismo logo na sequência para sacramentar a classificação.
No outro jogo da rodada, o argentino Juan Martin del Potro venceu o espanhol Nicolas Almagro, com um duplo 6/3, e também foi à semi. Classificado, ele espera o vencedor do duelo entre o também espanhol Rafael Nadal e o suíço Stanislas Wawrinka.