O sérvio Novak Djokovic confirmou seu favoritismo e garantiu vaga na final do Masters 1000 de Xangai, no início da manhã deste sábado. Ele avançou no torneio com uma vitória por 2 sets a 0 sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga com parciais de 6/2 e 7/5 e agora espera o vencedor do duelo entre Rafael Nadal e Juan Martin del Potro para conhecer seu próximo adversário.
Djokovic entrou no torneio de Xangai ainda como cabeça de chave 1, apesar de ter perdido a liderança do ranking mundial na última segunda-feira para Nadal. Ele carrega também o embalo do título do ATP 500 de Pequim, conquistado na última semana justamente sobre o espanhol.
Neste sábado, o tenista sérvio iniciou o jogo contra Tsonga em ritmo bem mais forte do que seu adversário. Rapidamente ele abriu 3/0 e deu a impressão de que o duelo seria rápido. O francês conseguiu melhorar seu jogo, mas não o suficiente para evitar a derrota na parcial.
O segundo set foi mais equilibrado, ainda assim com ligeira vantagem para Djokovic. Quando tinha o saque na mão, o sérvio vencia com relativa tranquilidade. O francês, por outro lado, sofria para confirmar seu serviço por conta do excesso de erros. E um destes momentos de instabilidade veio no 12º game, quando Nole aproveitou seu segundo match point e garantiu vaga na final.
Na decisão em Xangai, Djokovic enfrenta o vencedor do jogo entre o espanhol Rafael Nadal e o argentino Juan Martin del Potro, que entram em quadra ainda na manhã deste sábado.