A final da Copa Davis, competição masculina de tênis por países, entre Sérvia e República Tcheca será aberta nesta sexta-feira com o confronto entre Novak Djokovic, vice-líder do ranking mundial, e Radek Stepanek, na Arena Belgrado. No mesmo dia, o local Dusan Lajovic enfrenta Tomas Berdych. No sábado ocorre o duelo de duplas. No domingo, jogos de simples com adversários invertidos.
“O apoio do público é muito importante, talvez crucial. Não apenas na minha partida, mas na de Dusan Lajovic. A torcida é um fator chave nesses jogos, com o apoio dela, se for como nos anos anteriores, tudo é possível”, afirmou Djokovic, campeão do ATP Finals recentemente.
A Sérvia, que busca em casa o título da Davis, sofreu uma importante baixa em sua equipe. Janko Tipsarevic, segundo melhor jogador do país no ranking mundial, não poderá jogar por conta de uma lesão no calcanhar direito, cedendo seu lugar ao jovem Dusan Lajovic.
O atleta de 23 anos de idade tem apenas uma partida na Copa Davis, no quinto jogo de um confronto já decidido com a Suécia na temporada passada. Atualmente, ele aparece apenas na 117ª colocação do ranking mundial. Os tchecos, atuais campeões, têm à disposição para os duelos de simples Berdych, sétimo colocado, e Radek Stepanek, dono da 44ª posição, da lista.
“Nunca joguei contra ele, nunca o vi fazer um jogo, mas as pessoas do time e meu treinador me ajudarão com isso. Para mim, o mais importante é ficar focado e jogar o meu melhor”, disse Berdych, em relação ao confronto com Lajovic.