Em uma história de sucesso que começou no fim dos anos 80 com o lendário Emerson Fittipaldi, o Brasil não conseguiu voltar a comemorar um título da Fórmula Indy. Neste sábado, Helio Castroneves, da equipe Penske, ficou com o vice da temporada 2013 ao terminar o Grande Prêmio de Fontana, disputado em circuito oval, em sexto lugar. O campeão foi Scott Dixon, da Nova Zelândia, da escuderia Chip Ganassi, foi o quinto e se tornou tricampeão da categoria.
“Eu briguei, não ia deixar barato, foi uma pena, o carro estava legal, mas tive um toque que quebrou meu carro. É frustrante, mas vamos pensar no ano que vem”, comentou Castroneves, em entrevista à TV Bandeirantes. O brasileiro terminou o compeonato com 550 pontos contra 577 de seu principal adversário.
Na última prova do campeonato, marcada por muitas bandeiras amarelas, o vencedor foi Will Power, também da equipe Penske, seguido pelo norte-americano Ed Carpenter e o brasileiro Tony Kanaan. Helio Castroneves começou à frente, pois largou em 12º lugar, enquanto seu principal rival era 17º. A vantagem do brasileiro se manteve na primeira metade.
Mas Scott Dixon soube manter a tranquilidade e esperar o momento certo para subir às principais colocações, superando inclusive o brasileiro. Enquanto isso, Helio Castroneves tentava desesperadamente voltar às principais posições, errando inclusive em uma entrada nos boxes em bandeira amarela.
No fim, Helinho cresceu de rendimento e chegou a brigar pela ponta de novo. Mas, com 25 voltas para o encerramento, o brasileiro teve um problema no bico dianteiro em função de uma colisão e viu o fim de suas chances pelo título.
Helinho persegue a conquista na Indy desde que entrou na categoria, em 1998. Regular, o brasileiro já havia faturado o vice-campeonato duas vezes, em 2002 e 2008. Além disso, conta com três vitórias nas 500 milhas de Indianápolis, a prova mais importante nos Estados Unidos.
Para o brasileiro, o campeonato vinha de forma positiva até o penúltimo final de semana. Helio Castroneves chegou ao Texas com 49 pontos de vantagem e, após uma rodada dupla terrível de disputas, passou a amargar uma desvantagem de 25 pontos para Scott Dixon.