Sem conquistar um título desde fevereiro deste ano, David Ferrer perdeu mais uma chance neste final de semana, no ATP 250 de Estocolmo. Neste domingo, o espanhol venceu o primeiro set, mas não conseguiu manter o ritmo e foi surpreendido pelo búlgaro Grigor Dimitrov, que conquistou o primeiro título da carreira ao vencer o número 3 do mundo por 2/6, 6/3 e 6/4.
Detentor de dois títulos em 2013, Ferrer está em uma fase bem diferente em relação à de 2012, quando acumulou sete conquistas. Com o resultado, ele chegou ao quinto vice-campeonato no ano, seu maior número em uma mesma temporada.
Enquanto isso, Dimitrov acabou com uma sequência de resultados ruins e venceu a segunda final que disputou. Neste ano, ele se destacou ao eliminar o sérvio Novak Djokovic na segunda fase do Masters 1000 de Madri, em maio. Com a vitória deste domingo, ele também acabou com o tabu de nunca ter vencido Ferrer e agora tem um triunfo em quatro jogos disputados.
Logo no início da partida já foi possível perceber que o duelo seria equilibrado. No primeiro ponto, o búlgaro teve que salvar quatro break-points para confirmar o serviço. Na sequência, no entanto, ele não conseguiu resistir às boas devoluções do adversário e sofreu três quebras.
Bem diferente da primeira, a segunda parcial foi pouco movimentada, com apenas duas chances de quebra. Depois de perder a primeira delas, Dimitrov aproveitou a segunda e ficou em vantagem. No set decisivo, Ferrer estava longe de repetir o desempenho da primeira parcial, novamente não aproveitou as chances de quebra e viu o oponente se aproximar da vitória ao acabar com seu serviço no sétimo ponto.