Não estava nos planos de Juan Martin del Potro participar do ATP 500 de Tóquio, no Japão. Porém, convidado de última hora, o tenista aceitou jogar o torneio, entrou como cabeça de chave número 1, confirmou o favoritismo e se sagrou campeão neste domingo ao vencer o canadense Milos Raonic, em dois sets, com parciais de 7/6 (7-5) e 7/5, após 1h48.
A conquista foi a terceira do argentino no ano e a 16ª em sua carreira. Com o triunfo, ele também conseguirá recuperar o posto de número 5 do mundo já nesta segunda-feira, quando será divulgada a atualização do ranking da ATP.
O duelo também serviu como uma revanche para Del Potro, já que na única vez em que enfrentou o canadense, no Masters 100 de Montreal, neste ano, ele saiu com a derrota, também em dois sets. Já Raonic, que conquistou dois títulos na temporada, fica com o vice em Tóquio pela segunda vez consecutiva.
A decisão entre os dois tenistas ficou marcada pelo equilíbrio do começo ao fim. Com cada jogador vencendo com tranquilidade quando sacavam, apenas dois pontos no primeiro set foram longos, mas a falta de quebra fez com que fosse necessário o tie-break.
Na segunda parcial, alguns pontos também foram bem disputados, mas os finalistas ainda mantinham o bom desempenho no saque, principalmente Raonic, que anotou 17 aces. Com um fôlego extra no final, Del Potro conseguiu a única quebra do jogo no 11º game e, na sequência, sacou para garantir o título.