Um dos principais nomes do handebol brasileiro, Maik Santos sofreu uma lesão em junho de 2012 que o deixou afastado das quadras por dez meses. Sem acertar sua renovação com o Pinheiros no final do ano, ele ficou sem clube durante parte do tratamento até fechar com o Taubaté, no início de 2013. Com uma recuperação surpreendente, o goleiro conquistou o título do Pan-americano de Clubes com o time paulista e, nesta quarta-feira, voltou a ser convocado para defender a Seleção Brasileira.
Alcançando resultados melhores do que o esperado e novamente lembrado entre os principais jogadores do País, Maik, em entrevista à GazetaEsportiva.Net, comentou sobre o “recomeço” da carreira e comemorou a nova chance.
“Eu fiquei muito feliz porque, desde quando eu fiz minha cirurgia, sempre quis estar com a Seleção Brasileira. Acabei perdendo o Mundial e o Pan-americano, então ver algumas competições e ficar de fora foi muito ruim para mim, principalmente por não saber como eu voltaria de uma cirurgia. Para mim foi começar do zero, foi voltar a ser aquele menino que jogava com muita disposição, alegria, vontade de ajudar a equipe, uma satisfação imensa porque todo mundo sabe o quanto eu lutei pra voltar à Seleção”, comentou o goleiro.
Além do título do Pan-americano, o atleta foi eleito o melhor jogador e o melhor goleiro da competição. Classificado para disputar o Super Globe( Campeonato Mundial de Clubes), o Taubaté terminou na sexta colocação, mas o brasileiro se destacou entre os principais nomes do torneio e novamente foi escolhido como o melhor em sua posição.
Goleiro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Maik defendeu a seleção pela última vez no Pré-Olímpico de Gotemburgo, em 2012. Como o Brasil não conseguiu se classificar para Londres no mesmo ano, o goleiro pode novamente ser o representante no gol do País nos Jogos do Rio, em 2016. Mesmo tendo a competição como meta, ele sabe que precisa dar um passo de cada vez e assegurar seu espaço na equipe.
“Minha meta para esse ano é ser campeão da Liga Nacional e da Liga Paulista com o Taubaté. Com a Seleção o objetivo é se manter no grupo e conquistar meu espaço novamente como um dos principais goleiros, para futuramente participar de todas as competições que o Brasil disputar. O principal foco é a Olimpíada, já que eu acho que é meu último ciclo olímpico, e fechar minha carreira com essa olimpíada no Brasil vai ser uma satisfação enorme, então espero estar bem fisicamente para conseguir ajudar tecnicamente e contribuir com a Seleção”, comentou.
A lista de convocação para defender o Brasil foi divulgada nesta quarta-feira pelo técnico Jordi Ribera. Além de Maik, outros 18 atletas viajarão à Tunísia para treinarem e participarem de amistosos. O primeiro duelo será contra a Rússia, no dia 31. No dia seguinte, os brasileiros enfrentam a Bielorússia. Já no dia 2, o adversário será a própria Tunísia.