Único brasileiro campeão da Liga das Américas, o UniCeub/BRB conseguiu, de madrugada, avançar novamente à fase final do principal torneio sul-americano. Agora, a luta do clube do Distrito Federal sai das quadras e entra nos bastidores. As três cidades concorrentes à sede do Final Four são Brasília, São Paulo e a porto-riquenha Arecibo. Apenas o time argentino, Lanús, não formalizou o interesse.
A Fiba Américas decide hoje quem receberá o principal evento do continente, que aconteceria entre os dias 29 e 31 de março, mas foi adiado entre os dias 5 e 7 de abril.
Interesses
O diretor de marketing da trupe candanga foi o responsável por tentar trazer o torneio para o DF. Rodrigo Costa disse que apesar de três cidades manifestarem o interesse, há uma grande possibilidade de os jogos acontecerem em solos brasileiros, porque duas das quatro equipes classificadas representam a bandeira verde e amarela.
A definição
O que falta é a definição da Fiba em escolher qual das duas cidades (São Paulo, representado pelo Pinheiros, ou Brasília) será escolhida.
O DF perde para a capital paulista apenas no quesito, acesso aéreo, mas compensa em todos os outros exigidos pela Fiba, tais como o acesso hoteleiro ao ginásio, além do peso que o UniCeub/BRB representa para a capital. “Se a decisão for baseada numa logística de viagem, em São Paulo é mais fácil o acesso para quem vem de Porto Rico ou Argentina. Já aqui, nós temos a vantagem de possuir um time que é destaque e ganhou três títulos nacionais. Isso tudo ajuda Brasília no aspecto”, ressaltou Rodrigo.
Jorges Bastos confiante
Dirigente da equipe candanga, Jorge Bastos declara-se um expectador assíduo do time, e não esconde a ansiedade em vê-los jogar um torneio deste porte em casa. “Isso é primordial. O UniCeub/BRB, além de contar com o basquete de excelente qualidade, pode receber o auxílio, super importante, dos torcedores que nunca o deixa na mão”, destacou Bastos, orgulhoso de sua equipe. O UniCeub volta à quadra pelo NBB, quinta-feira, em São Paulo, contra o Pinheiros, também classificado na Liga das Américas.