Ainda faltam duas provas para o fim da temporada de 2013 da Fórmula 1, mas as equipes já começaram a pensar em 2014. Além dos preparativos normais, as escuderias ainda tem que se preocupar com o novo regulamento que passará a vigorar no próximo ano. Ciente do calendário apertado, Sam Michael, diretor-esportivo da McLaren, manifestou sua preocupação com o pouco tempo para fazer os ajustes necessários.
“Com certeza, será no limite. Hoje em dia, temos simulações, análises de desgaste e dinamômetros que são muito mais sofisticados do que quando tivemos as últimas grandes mudanças nas regras [2009], mas você ainda lida com sistemas que são muito metódicos e processuais”, afirmou Michael em entrevista à Autosport.
Com diversos ajustes para acertar, as equipes iniciarão as atividades já no dia 28 de janeiro, data prevista para serem realizados os primeiros treinos, em Jerez de la Frontera, na Espanha.
Apesar de ter a chance de não participar dos primeiros testes caso os carros ainda não estejam prontos, Michael considera que todas as escuderias estarão em Jerez para conheceram o real potencial de seus modelos.
“Não tenho certeza de qual vantagem seria perder o primeiro teste. Se você se ausenta de um teste, você compensará isso com mais testes no túnel de vento. Então, olhando para o chassi, você não vai ter a vantagem de trabalhar com ele por mais tempo. Claro que você pode fazer três semanas a mais nos aerofólios dianteiros e difusores, mas você terá que levar um pacote de atualizações para a primeira corrida. De qualquer forma, não há vantagem nisso. Eu, pessoalmente, acho que você não quer perder esses testes. Você quer estar lá o tempo todo”, concluiu o diretor.