Com os finalistas do Grupo Mundial da Copa Davis de 2013 definidos no último final de semana, a organização do principal torneio de tênis por equipes realizou um sorteio, nesta quarta-feira, que já definiu qual será o caminho dos países até o título na edição de 2014.
A grande surpresa do sorteio ficou por conta do duelo entre Suíça e Sérvia logo na primeira rodada. Finalista na atual temporada, a Sérvia caiu na ponta de baixo da tabela e viu os suíços serem escolhidos como seu primeiro adversário, o que pode por em confronto Novak Djokovic e Roger Federer, dos dois maiores tenistas da atualidade.
A grande dúvida é se o suíço voltará a defender seu país na competição. Neste ano, por causa da ausência do número 5 do mundo, a Suíça teve como principal representante Stanislas Wawrinka, que já manifestou seu desejo de voltar a jogar com Federer no torneio. A última vez que o recordista em Grand Slams participou foi em setembro de 2012, quando venceu dois jogos de simples, perdeu um nas duplas e ajudou a equipe a continuar no Grupo Mundial após vencer a Holanda por 3 a 2.
No retrospecto geral de confrontos entre Federer e Djokovic, envolvendo todas as competições, o suíço leva a vantagem com 16 vitórias em 29 duelos disputados. Um desses resultados positivos foi justamente no duelo entre os dois países na Davis, em 2006. Na ocasião, quando Federer já era o número 1 do mundo, enquanto Djoko era apenas o 21º colocado no ranking, o melhor da atualidade na época levou a melhor e ajudou seu país a vencer nos playoffs.
Atuais campeã e finalista nesta edição, a República Tcheca é a cabeça de chave número 1 e enfrentará a Holanda na primeira fase. Os duelos da primeira rodada do Grupo Mundial estão marcados para serem realizados de 31 de janeiro a 2 de fevereiro.
Confira os duelos da primeira rodada do Grupo Mundial da Davis de 2014:
República Tcheca x Holanda
Canadá x Japão
Espanha x Alemanha
França x Austrália
Grã-Bretanha x Estados Unidos
Itália x Argentina
Bélgica x Cazaquistão
Suíça x Sérvia