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Dada a largada para para ter a Moto GP

Arquivo Geral

23/10/2013 9h17

Terra fofa, tratores trabalhando e muita poeira. Este é o cenário que representa o pontapé nas mudanças no Complexo Ayrton Senna para melhorar a locomoção dos que vão prestigiar os megaeventos previstos para 2014 – Copa do Mundo e uma etapa da MotoGP, principal competição da modalidade.

 

O foco, por enquanto, está na duplicação do asfalto que dá acesso ao Autódromo Nelson Piquet pelo lado do kartódromo, bem como a construção da pista que passa por trás. 

 

A Secretaria Extraordinária para a Copa (Secopa), por e-mail, disse que há muito mais a ser feito no lugar. “Entre as obras estão as ciclovias, calçadas e duas passagens subterrâneas interligando o Centro de Convenções ao estádio, e o Clube do Choro ao Parque da Cidade”.

 

De acordo com a Secopa, a obra começou na segunda-feira, fato  não confirmado pela reportagem, que esteve no autódromo no último domingo e presenciou tudo já em andamento. 

 

A duplicação faz parte do conjunto de dez projetos que revitalizará toda a área central de Brasília. O processo licitatório das obras já foi feito e prevê um custo de R$ 2,8 milhões tendo o ano que vem como base para o fim de tudo.

 

EMPOLGAÇÃO

No último domingo, Brasília sediou a oitava etapa da maior competição de categoria da América Latina, a Superbike Series.

 

Visivelmente empolgado com o que presenciava no autódromo, o presidente da Federação Brasiliense de Motociclismo, Carlos Senise, exibia um largo sorriso e disse que a duplicação seria apenas para o MotoGP.  “Já começaram a fazer uma infra-estrutura fora daqui e já faz parte do projeto do Mundial”, afirmou, referindo-se à MotoGP.

 

Contraponto

A Secopa, no entanto, rebateu a afirmação de Senise destacando que a obra não é exclusiva do projeto para a competição sobre duas rodas, e sim preparatória para receber os megaeventos  em 2014. Fato este confirmado pelo presidente da Confederação Brasileira de Motovelocidade, Firmo Alves, que não foi avisado sobre as modificações. “O que eu sei é da confirmação da vinda do Mundial para cá. Não sei nada sobre obras”, declarou.

 

Algumas adaptações

A Federação Internacional de Motociclismo estipulou um prazo até maio do ano que vem para a finalização completa do asfalto para receber o MotoGP. Durante esta semana, representantes de federações e do governo vão se reunir para estipular um cronograma de obras.

 

“Em princípio, achamos o prazo curto. Mas para a construção da pista, é um prazo razoável”, assumiu Carlos Senise, presidente da Feração da Federação Brasiliense de Motociclismo.

 

SALVA-VIDAS

Engana-se quem pensa que o Autódromo não passou por modificações para receber a oitava etapa do Superbike Series – campeonato de motovelocidade da América Latina.

Carlos Senise, presidente da Federação Brasiliense de Motociclismo, disse que o guard rail foi afastado e até salvou um piloto de uma queda trágica.

“Afastamos para vinte metros da pista (eram apenas três) e podemos dizer que salvamos um piloto. Ele caiu justamente neste local e se a mudança não estivesse ocorrido, com certeza a coisa ficaria feia”, comemora Senise.

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