Depois de recorrer e tentar provar que não usou substâncias proibidas, o croata Marin Cilic teve sua pena reduzida de nove para quatro meses. Como já cumpriu o período estipulado, o tenista poderá voltar às quadras já na próxima semana, no Masters 1000 de Paris, na França.
Cilic foi afastado das competições no dia 26 de junho, após suspensão provisória dada pela Federação Internacional de Tênis (ITF). A punição, no entanto, só foi confirmada em setembro, cinco meses depois do ATP de Munique, torneio que o atleta testou positivo pelo uso de niquetamida. Contestando o teste e afirmando que não teve a intenção de utilizar a substância, Cilic teve a pena reduzida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).
“O CAS decidiu trocar o período de suspensão para quatro meses que tem como começo o dia 26 de junho de 2013, data em que o Sr. Cilic aceitou voluntariamente a suspensão provisória. Ele pode voltar a competir a partir do dia 26 de novembro”, afirmou CAS por meio de uma comunicado oficial.
Sem jogar desde Wimbledon, em junho, o croata caiu da 12ª para a 47ª colocação no ranking mundial da ATP, sua pior colocação desde junho de 2008. Neste ano, ele conquistou o título do ATP 250 de Zagreb, na Croácia.