Pouco menos de uma semana após completar 32 anos, Serena Williams segue mostrando que a idade não deve ser um grande empecilho nos próximos meses de sua carreira. Nesta terça-feira, a tenista norte-americana triunfou por 2 sets a 0 sobre a italiana Francesa Schiavone, com parciais de 6/4 e 7/5, em 1h47, e garantiu vaga na próxima rodada do WTA de Pequim, na China.
Principal cabeça de chave do torneio, a atual líder do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA, em inglês) assegurou a vitória na parcial inicial com grande desempenho no saque. A norte-americana obteve seis aces e venceu 20 dos 23 pontos em que encaixou o primeiro serviço. Schiavone, por sua vez, não conseguiu nenhum ponto direto e ainda desperdiçou a única oportunidade de quebra que teve.
No set derradeiro, a italiana equilibrou o desempenho no saque, conseguindo três aces e duas quebras. Entretanto, o ritmo não foi suficiente para evitar o revés em território chinês, já que Williams seguiu atuando em alto nível e chegou ao seu sétimo triunfo em nove partidas contra a adversária europeia.
Na próxima fase, a norte-americana mede forças com Maria Kirilenko, que eliminou a polonesa Urszula Radwanska também em sets diretos, com duplo 6/4, em 1h41. Adversárias no circuito profissional desde 2004, Williams e a russa se enfrentaram em sete oportunidades, sendo que a atual melhor tenista do mundo triunfou em todas.
Em 2013, Serena já conquistou nove torneios, ultrapassando a marca de oito troféus obtida em 2002. Além disso, ainda superou o recorde de premiação recebida por uma tenista em um só ano, arrecadando cerca de U$S 9 milhões (aproximadamente R$ 19,9 milhões). Anteriormente, a bielorrussa Victoria Azarenka, com U$S 7,9 milhões (cerca de R$ 17,5 milhões) em 2012, liderava o ranking.
Venus cai diante de alemã
Ao contrário de sua irmã mais nova, a experiente tenista Venus Williams, de 33 anos, já não consegue apresentar com regularidade o desempenho mostrado ao longo da última década. Nesta terça-feira, a norte-americana sucumbiu facilmente diante da alemã Sabine Lisicki em sets diretos, com parciais de 6/1 e 6/2. Ainda sem adversária definida, a europeia aguarda a vencedora do confronto entre a chinesa Na Li e a sérvia Bojana Jovanovski.
Atual oitava colocada do ranking da WTA, Caroline Wozniacki enfrentará Sloane Stephen na fase seguinte. A dinamarquesa venceu a romena Monica Niculescu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1, enquanto a norte-americana superou a canadense Eugenie Bouchard por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 1/6 e 6/4.