Maior vencedor do ATP World Tour Finals, Roger Federer finalmente garantiu vaga no torneio que reúne os oito melhores tenista da temporada nesta quinta-feira, após vencer o sul-africano Kevin Anderson em sua estreia no Masters 1000 de Paris. Apesar de assegurar sua participação apenas no último torneio do ano, o suíço se mostrou confiante para alcançar bons resultados na competição.
“Ainda é muito legal estar entre os melhores. Uma vez lá, eu acredito que tudo é possível”, afirmou Federer, que participará do torneio pela 12ª vez consecutiva.
Com o feito, o suíço igualou o recorde de participações consecutivas de Ivan Lendl, mas ainda precisa participar de mais duas edições para igualar o recorde de Andre Agassi, que jogou em 14 ocasiões. Mesmo precisando de duas temporadas para se tornar o maior jogador, Federer é o tenista que tem o melhor índice de vitórias, com 42 resultados positivos e nove derrotas.
Nesta temporada, o tenista caiu da segunda para a sétima colocação no ranking, seu pior posto desde outubro de 2002. Hexacampeão do ATP Finals, Federer comemorou muito a classificação.
“Estou apenas muito feliz agora que sei que consegui. É certamente um dos pontos altos da temporada para mim, depois de alguns meses muito duros, ainda poder me classificar. É um dos meus objetivos sempre no início do ano”, concluiu.