Atual campeão pan-americano, o chileno Mauricio Acuña confirmou o favoritismo e venceu na Elite da etapa brasileira do Open Shimano Latino América, disputada na tarde deste domingo, em Balneário Camboriú. O atleta garantiu a vitória após terminar a prova em 2min09s66.
“Estava muito nervoso e pressionado, porque me sentia na obrigação de vencer e subi para a pista um pouco tarde. Mesmo assim, fiz uma descida sem erros. A prova foi muito importante para o mountain bike latino americano”, afirmou o chileno.
Na mesma categoria, o melhor brasileiro foi o catarinense Roger Vieira, de 18 anos, que cravou 2min12s81. “Pedalei tudo que podia, vim forte e consegui baixar seis segundos do meu recorde nesta pista. Agora estou fazendo um projeto para viabilizar minha participação nas outras duas etapas do Open Shimano Latino América (Argentina e Chile)”, afirmou o ciclista, que está em sua primeira temporada na Elite.
Nas outras categorias, os destaques também ficaram por conta dos pilotos de Santa Catarina. Na disputa feminina, Bruna Ulrich foi campeã, com o tempo de 2min39s82. Já na Junior, Lucas Borba surpreendeu e foi o segundo melhor em geral, vencendo sua prova com o tempo de 2min11s57. Apontado como um dos principais nomes para o futuro da modalidade no País, o atleta comemorou o resultado.
“Estou muito feliz com o resultado, pois baixei dois segundos do tempo da classificação no sábado e fiz também meu recorde na pista do Unipraias, baixando 1 segundo. O lugar é perfeito para a prática do downhill, com uma infraestrutura perfeita. Agora vou me preparar para disputar as duas próximas etapas do Open Shimano”, declarou Lucas, que é atualmente o vice-campeão brasileiro.
Bruna, que superou a argentina Camila Nogueira, campeã pan-americana em 2013, e a chilena Andrea Martinez, também se mostrou bastante satisfeita com a conquista.
“Fiz uma boa descida, fui bem agressiva nas curvas e pedalei forte, tanto que baixei seis segundos do meu recorde desta pista. Estou treinando mais a parte física e estou mais forte e isso fez a diferença neste domingo, tanto que fiz 11 segundos a menos do que a Camila. Agora está empatado, uma vitória para cada. Vamos ver se abro a vantagem nas outras etapas do Open Shimano”, afirmou.
Em geral, a etapa foi um sucesso de público e, além de receber elogios das pessoas que foram assistir às competições, também agradou todos os participantes.
“Foi a melhor etapa que eu poderia ter sonhado. Acima de qualquer expectativa. Tudo saiu correto, o local é lindo com uma estrutura de primeiro mundo. Agora vamos fazer o máximo para que vários brasileiros possam disputar as duas próximas fases, em Córdoba, na Argentina, nos dias 26 e 27 de outubro e a finalíssima, em Nevados de Chillán, no Chile, em 14 e 15 de dezembro”, declarou Martin Raffo, piloto argentino de downhill e um dos coordenadores da prova.
Veja os resultados finais da etapa brasileira do Open Shimano Latino América:
Elite: 1.- Mauricio Acuña (Zenith/Shimano) – 2min09s66
Feminino: 1.- Bruna Ulrich (CME Ibirama) – 2min39s82
Junior: 1.- Lucas Borba (Hupi Bikes/Santa Cruz Bikes) – 2min11s57
Cadete: 1.- Pedro Kraetz (Camptrail/Kamikazi Bikes) – 2min25s39
Juvenil: 1.- Matheus Neitzke (Sapo Verde) – 2min34s49
Master A1: 1.- Leandro Bonfante (DH Lope) – 2min22s24
Master A2: 1.- João Roberto Jr. (Gios/Shimano) – 2min23s79
Master B: 1.- Ayr Cláudio Assis Freitas – 2min27s85
Sub 30: 1.- Leonardo José de Souza (Bike&Adventure/Ride Bike) – 2min19s59