A escolha do jovem russo Daniil Kvyat pela Toro Rosso surpreendeu a muitos na Fórmula 1, já que o favorito para a vaga aberta com a saída de Daniel Ricciardo para a Red Bull era o português António Félix da Costa. Chefe da equipe, Franz Tost, explica a decisão do time taurino.
“Foram os resultados. Kvyat nos impressionou com o desempenho na F3 Europeia e na GP3, enquanto Da Costa não mostrou essa consistência, terminando em terceiro lugar na World Series”, destaca o dirigente. “Kvyat está em segundo lugar na GP3, apenas sete pontos atrás do líder (Facu Regalia) e brigando pelo título”, completa.
Aos 19 anos, Kvyat estreia oficialmente na próxima temporada, mas já pilotou um carro da Toro Rosso em julho, nos testes de novatos de Silverstone. Além disso, foi convidado pela Red Bull para testes de aerodinâmica na última semana.
Baixa idade incomoda Jenson Button
Um dos pilotos que se pronunciou publicamente sobre a chegada do russo à Toro Rosso é Jenson Button. Para o britânico, a passagem pela GP3 não é o suficiente para Kvyat ter acumulado experiência suficiente para guiar um carro da principal categoria do automobilismo mundial.
Curiosamente, o piloto da McLaren chegou à Fórmula 1 com 20 anos e também causou polêmica ao saltar direto da F3 de seu país para a Williams. “É definitivamente mais difícil agora. Há muito menos testes do que costumava ter, por isso é muito mais difícil. Será difícil para o cara. É uma atmosfera muito diferente”, disse Button ao site da revista inglesa Autosport.
“É claro que ele está achando ótimo correr na Fórmula 1. Mas, com a chance de entrar na categoria aos 19 anos após um ano na GP3 ou seguir por mais alguns anos em outras menores, ele certamente deveria ter escolhido a segunda opção”, finaliza.