Com a saída confirmada de Kimi Raikkonen no próximo ano, Romain Grosjean por enquanto é o principal piloto da Lotus para a temporada de 2014. Tendo a responsabilidade de comandar a equipe nas últimas duas provas do ano, já que o finlandês se recupera de uma lesão nas costas, Grosjean mostrou que está pronto para exercer a função ao apresentar um ótimo desempenho no Grande Prêmio dos Estados Unidos, neste final de semana.
O franco-suíço terminou a prova na segunda colocação, atrás apenas do tetracampeão Sebastian Vettel. O desempenho rendeu elogios de Eric Boullier, chefe da escuderia, que avaliou a sua performance como perfeita.
“Foi outro fim de semana positivo para a equipe. Nós marcamos mais pontos que nossos rivais no campeonato, após uma corrida perfeita de Romain. Foi realmente o melhor GP dele e outro excelente desempenho para colocar na boa fase recente. A única forma de lutarmos com a Red Bull era se ele tivesse uma boa largada, e foi exatamente isso o que ele fez”, afirmou Boullier.
Enquanto são só elogios para Grosjean, com Heikki Kovalainen a situação é bem diferente. O piloto, que foi chamado para substituir Raikkonen nas últimas corridas, largou na oitava colocação, mas, após apresentar problemas no carro, terminou em 15º.
“É frustrante que Heikki não tenha conseguido converter o oitavo lugar no grid em pontos, mas nós tivemos problemas com a asa dianteira e com o Kers, que serão investigados antes do GP do Brasil”, ponderou o dirigente.