Phil Rajzman, atual campeão brasileiro de longboard, foi convidado para disputar o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado entre os dias 22 e 28 de setembro, na cidade de Huanchaco (PER). A competição é organizada pela Federação Internacional de Surfe (ISA).
Além de participar do Mundial individualmente, Phil vai participar do torneio também como integrante da Seleção Brasileira, juntamente com Geraldo Lemos (categoria Open) e dos pernambucanos Caio Santos e Atalanta Batista (Sub 18 e Feminino).
O carioca Phil Rajzman começou a competir aos oito anos de idade e, aos 16, entrou para o circuito profissional. Atualmente, com 31 anos de idade, ele é campeão mundial (2007), bicampeão Pan-americano (2009/2007) e o atual campeão brasileiro de longboard.
Rajzman é o único brasileiro a conquistar o título de ‘waterman’, competição que engloba diferentes esportes praticados no mar. Agora, ele pretende se dedicar aos treinos para competir também no stand up paddle de ondas. Ele crê que, em dez anos, a modalidade vai se tornar a mais popular entre os esportes de prancha.
“O longboard vem crescendo muito no Brasil. Hoje é o país com o circuito mais forte em todo o mundo, contando com sete etapas e cinco atletas na elite do circuito mundial. Com isso, novos talentos vêm surgindo anualmente, garantindo desenvolvimento e vida longa ao esporte”, declarou.
Filho do ex-jogador de vôlei Bernard, criador do saque Jornada nas Estrelas, Phil nunca foi muito ligado à modalidade de seu pai. Aos quatro anos de idade, Rajzman ganhou uma prancha da então campeã brasileira de bodyboard, Glenda Kozlowski, e aos seis anos ganhou sua primeira prancha de surfe.
Desde 2008, Phil Razman ajuda o Projeto Botinho, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, no qual dá palestra sobre noções básicas de surfe e primeiros socorros. Ele também é ‘padrinho’ de outros dois projetos infantis: Aprendendo a Viver, de Saquarema (RJ), que oferece aulas de surf, e Projeto Espiral-RJ, com visão holística de artes e esportes, do qual participa ativamente.