Dos seis brasileiros que subiram no tatame nesta quarta-feira, no primeiro dia de disputas do Grand Prix de Qingdao, na China, três deles garantiram medalhas. As judocas que representaram o Brasil no pódio foram Rafaela Silva, Tamires Crude e Milena Mendes.
Na categoria leve (até 57kg), Rafael Silva, atual campeã mundial, ficou com a medalha de prata após ser derrotada na final pela romena Corina Caprioriu, segunda colocada nos Jogos Olímpicos de Londres. Antes, ela havia vencido a chinesa Ying Zhou por um yuko e a russa Irina Zabludina por wazari e yuko.
Ainda na disputa de pesos leves, Tamires Crude faturou o bronze ao vencer a também romena Loredana Ohai na disputa pelo terceiro lugar. Em sua trajetória no torneio, ela já havia passado por Hsin-Yun Lee, de Taipei, por dois yukos, e pela mongol Sumiya Dorjsuren, por um yuko. No entanto, na semi, foi derrotada justamente por Caprioriu.
Enquanto isso, Milena Mendes (52kg), que estreou vencendo a chinesa Yunying He, perdeu na segunda rodada para a russa Yulia Rizhova. Na repescagem, ela passou pela também chinesa Cancan Hu e garantiu vaga na briga pelo bronze. Na decisão valendo o terceiro lugar no pódio, a brasileira começou perdendo, mas conseguiu um ippon para bater a romena Andreea Chitu, algoz da também brasileira Luana Pinheiro.
Na disputa masculina, Raphael Miaque (60kg) perdeu logo na estreia para o chinês Yuxuan Zhao. Já Marcelo Fuzita (66kg) começou vencendo Yiu Leung Chui, mas foi eliminado ao perder para Yifan Yang, por ippon
Na quinta-feira, o Brasil voltará à competição representado por João Pedro Macedo, Eduardo Katsuhiro e Vinícius Panini, na categoria até 73kg da disputa masculina. Na feminina, irão ao tatame Ana Carla Grincevicus (63kg), Bárbara Timo e Nádia Merli, ambas na categoria até 70 kg.