Depois de a Seleção Brasileira masculina de vôlei sucumbir diante da Rússia nas finais dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e Liga Mundial, nesta temporada, foi a vez de a equipe juvenil ser derrotado pelo time europeu. Neste domingo, o time comandado pelo treinador Leonardo Carvalho não conseguiu fazer frente ao adversário e acabou derrotado por 3 a 0, com parciais de 25/16, 25/16 e 25/20, em 1h09, em partida válida pela decisão do Campeonato Mundial, em Ancara (Turquia).
No embate deste domingo, o Brasil entrou em quadra escalado com o levantador Thiaguinho, o oposto Alan, os centrais Flávio e Leandro Aracaju, os ponteiros Batagim, e Douglas, e o líbero Rogério. Durante a partida, Felipe, Madaloz, Leonardo, Éder e Cadu também ganharam oportunidade, mas não conseguiram evitar o fracasso diante dos russos.
“Fomos muito mal no ataque. Foi nossa pior partida em todo o campeonato. A Rússia mereceu vencer, jogou muito bem. Estou triste. Não pelo segundo lugar, mas pelo que apresentamos em quadra”, lamentou o treinador.
A Seleção já havia sido derrotada pela Rússia na primeira fase do torneio, no último dia 23 de agosto, por 3 sets a 2, com parciais de 17/25, 25/23, 20/25, 25/21 e 14/16. O time verde-amarelo conseguiu recuperação e avançou com facilidade na sequência, superando Estados Unidos, Irã e Itália, mas voltou a sucumbir diante do rival europeu.