A primeira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude, programada para ocorrer entre 20 e 29 de setembro em Lima, no Peru, contará com 100 atletas brasileiros. Na competição para esportistas de até 18 anos de idade, a delegação nacional competirá em 19 modalidades contra adversários de 14 países do continente.
O chefe da delegação brasileira em Lima será o ex-judoca Sebástian Pereira, atual gerente de Performance Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
“Os Jogos Sul-americanos da Juventude são uma oportunidade excelente para que os nossos jovens atletas ganhem experiência internacional e tenham vivência em eventos multiesportivos. O evento será um estímulo para que eles se preparem para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, e possam vislumbrar a participação em competições maiores, como os Jogos Olímpicos de 2016, 2020 e assim por diante”, comentou.
Em Lima serão disputadas 22 modalidades: atletismo, badminton, boxe, canoagem, ciclismo BMX, ciclismo MTB, ciclismo estrada, esgrima, ginástica artística, judô, levantamento de peso, luta livre, luta greco-romana, natação, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, vela e vôlei de praia. O Brasil participa em 19 delas.