Nesta sexta-feira, a partir das 12h30 (de Brasília), começa a Copa América de basquete, competição que será disputada na cidade de Caracas (VEN) e dá vaga aos quatro primeiros colocados para a Copa do Mundo da Espanha de 2014. A Seleção Brasileira faz sua estreia às 18h30, quando enfrenta Porto Rico.
Na fase inicial, o torneio será disputado em dois grupos, com os times da mesma chave se enfrentando. No grupo A, Brasil, Canadá, Jamaica, Porto Rico e Uruguai duelam entre si. Já a chave B é formada por Argentina, México, Paraguai, República Dominicana e Venezuela. Os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para a segunda fase, na qual as seleções da chave A enfrentam as da chave B. Assim, os quatro melhores na soma de pontos das duas fases avançam para as semifinais e já estão garantidos no Mundial.
Neste ano, o Brasil, que é comandado pelo técnico Rubén Magnano, volta a ter desfalques de nomes que participam da NBA, a liga norte-americana. As principais ausências são os pivôs Nenê, Tiago Splitter e Anderson Varejão e do lesionado armador Leandro Barbosa. Portanto, terá no elenco que vai disputar a Copa América os alas Arthur Belchor e Alex Garcia, os armadores Rafael Luz, Raulzinho, Marcelinho Huertas e Larry Taylor, o ala-armador Vitor Benite, o ala-pivô Guilherme Giovannoni e os pivôs Rafael Hettsheimeir, Caio Torres, Cristiano Felício e João Paulo Batista.
A Seleção Brasileira sagrou-se campeã da Copa América nos anos de 2005, quando a competição foi realizada na República Dominicana, e em 2009, quando Porto Rico sediou o torneio.
Contra a seleção que vai enfrentar na estreia, o Brasil tem bom retrospecto na Copa América. A Seleção Brasileira já mediu forças com Porto Rico por sete vezes em seis edições do torneio Pré-Mundial e os brasileiros venceram quatro vezes. Na decisão de 2009, o Brasil superou os donos da casa pelo placar de 61 a 60.
Magnano fez uma previsão sobre os adversários na competição. “Eu coloco Porto Rico um pouquinho acima das outras seleções pelo plantel que está aqui. Isso não quer dizer que eles sejam favoritos. Temos mais oito seleções numa faixa muito igual e em condições de conquistar uma das quatro vagas. Eu não me permito pensar sequer em perder e muito menos em não classificar o Brasil. Tenho plena confiança nos 12 jogadores e no trabalho que fizemos na temporada”, declarou o comandante. “Estamos totalmente focados e vamos pensar jogo a jogo porque é uma competição longa e equilibrada”, finalizou.
Depois de enfrentar Porto Rico na estreia, nesta sexta-feira, o Brasil folga no sábado e, na sequência, enfrenta o Canadá, no domingo, às 12h30 (de Brasília), o Uruguai, na segunda-feira, às 18h30, e fecha a primeira fase enfrentando a Jamaica, na terça-feira, às 21h.