Dois brasileiros protagonizaram o segundo dia de disputas no Campeonato Aberto Internacional de Tiro Paradesportivo, no Centro Nacional de Tiro Esportivo (CNTE) do Rio de Janeiro. No fim, Ricardo Costa levou a melhor sobre o compatriota Geraldo von Rosenthal e ficou com o título na final da pistola de ar, 10 metros. O bronze foi para o americano Michael Tagliapietra.
Costa somou 556 pontos na prova seletiva e quebrou o próprio recorde americano. Na decisão, ele anotou 195,2 pontos contra 188,7 de von Rosenthal. “Fiz uma boa prova nas finais. Não foi o que eu queria fazer. Na seletiva, nos treinos aqui mesmo no CNTE, eu estava fazendo pontuações maiores, mas isso não me abalou”, afirma.
Militar reformado desde 1989 devido a um acidente com caminhão que amputou seu braço em uma missão na Guiana Francesa, o campeão voltou a atirar em 2006 e comemora a evolução do esporte. “Estou muito contente vendo o tiro paradesportivo crescendo. Essa competição no Rio de Janeiro com outros países convidados mostra uma evolução muito grande”, exalta.
Na final da carabina deitada, 50 metros, o brasileiro Carlos Garletti foi superado por apenas oito décimos pelo canadense Christos Trifonidis (200,9 pontos contra 200,8). Já na decisão da pistola de ar, 10 metros, SH2, a última do dia, o brasileiro Rodrigo Vianna garantiu outro título para o país.
“Comecei muito mal no inicio e melhorei na segunda etapa. Eu precisava muito desse resultado e dessa vitória, já tinha enfrentado os dois canadenses e tinha perdido, estou muito feliz por esta conquista”, relata Vianna, que anotou 205,3 e superou os canadenses Douglas Blessin (204,7) e Michael Larochelle (181,9).