O Brasil conseguiu mais duas medalhas no segundo dia de disputas do Grand Prix de judô de Qingdao, na China. Nesta quinta-feira, Eduardo Katsuhiro (73kg) e Vinicius Panini (81kg) ficaram com a medalha de bronze na competição disputada na Ásia.
Na categoria dos médios, Vinicius Panini derrotou o chinês Xuewen Wang por ippon e conseguiu a medalha de bronze. Já Eduardo Katsuhiro superou o compatriota João Pedro Macedo para garantir um lugar no pódio na China.
“É um pouco ruim lutar contra atletas do mesmo País, mas já nos enfrentamos várias vezes e nos conhecemos bem. Fora do tatame a amizade e o respeito imperam, mas dentro dele cada um dá o seu melhor. Até por isso acho que a luta foi excelente. Estou com uma sensação de dever cumprido, explodindo de alegria”, afirmou Katsuhiro.
Na quarta-feira, a campeã mundial Rafaela Silva ficou com a medalha de prata na categoria para atletas com até 57kg, em que Tamires Crude foi bronze. Já Milena Mendes (52kg) também foi bronze. O GP de Qingado se encerra nesta sexta-feira, com mais quatro brasileiros lutando.
“Acho que a competição está sendo um grande laboratório para esta jovem equipe. A garra e a determinação que todos têm entregado nos combates nos deixa com a esperança de um crescimento ainda maior deles a nível internacional. Algumas das nossas derrotas foram por pura falta de experiência nesse tipo de competição. Creio que a Rafaela está exercendo um papel importante nesse sentido, liderando a equipe”, disse o gerente de alto rendimento da CBJ e chefe da delegação, Amadeu Moura.