Campeão após 15 meses sem conquistar um título, o paulista Thomaz Bellucci voltou a figurar entre os 150 melhores tenistas do mundo. Nesta segunda-feira, data da última atualização do ranking da ATP, o brasileiro subiu da 168ª para a 147ª posição e soma com 375 pontos. A ascensão se deve ao título do Challenger de Montevidéu, no Uruguai, no último domingo, primeiro de Bellucci desde julho de 2012, quando ergueu a taça do ATP 250 de Gstaad, na Suíça.
Apesar disto, o canhoto, que ocupava o 39º posto do mundo em maio deste ano, segue como o terceiro melhor tenista do País no ranking da ATP. Ele permanece atrás de João Souza, o Feijão, agora 137º do mundo, e Rogerinho, que ocupa a 124ª posição. O primeiro saltou duas colocações na última atualização, enquanto o segundo caiu seis postos. Agora, Bellucci segue em preparação para o Challenger de Bogotá, na Colômbia. Ele estreia provavelmente nesta terça-feira, diante do norte-americano Wayne Odesnik.
Em relação ao top 10 do ranking da ATP, a principal mudança foi a queda de Roger Federer. O suíço, recordista histórico de semanas no topo da lista, caiu uma posição desde a última divulgação e agora aparece no 7º posto, uma atrás do tcheco Thomas Berdych, que o ultrapassou. O francês Richard Gasquet também superou o seu compatriota Jo-Wilfiried Tsonga e subiu da 9ª para a 10ª colocação.
Além disto, outro fato que chama a atenção é o aumento da vantagem do líder, Rafael Nadal, para o segundo melhor posicionado, Novak Djokovic. Apesar do título do Masters 1000 de Paris, no último domingo, o sérvio viu sua distância para o espanhol aumentar de 550 para 1.420 pontos. Isto porque, no ano passado, Nadal não disputou o torneio francês, do qual foi eliminado nas semifinais em 2013.
Agora, os principais tenistas do planeta voltam suas atenções para Londres, onde, a partir desta segunda-feira, será disputado o ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores ranqueados no fim do ano. A partida de estreia será entre o tcheco Thomas Berdych e o suíço Stanislas Wawrinka.
Confira os dez primeiros colocados do ranking da ATP:
1 – Rafael Nadal (ESP)
2 – Novak Djokovic (SER)
3 – David Ferrer (ESP)
4 – Andy Murray (GBR)
5 – Juan Martín del Potro (ARG)
6 – Tomas Berdych (RTC)
7 – Roger Federer (SUI)
8 – Stanislas Wawrinka (SUI)
9 – Richard Gasquet (FRA)
10 – Jo-Wilfried Tsonga (FRA)