Após passar pelo luto em ter perdido o pai há dois anos, Rodrigo Pinto descartou o acompanhamento de um psicólogo e encontrou nas corridas de rua a sua terapia para continuar sorrindo. Apoiado por um grupo de amigos, que conheceu no meio da modalidade, Rodrigo vai disputar a Brasília Multsport, amanhã, na Ermida Dom Bosco, das 7h às 18h. Ele e os amigos puderam optar pela canoagem, mountain bike ou a própria corrida. A maioria escolheu a última opção e aceitou o desafio pelo simples prazer de correr em grupo.
“Meu pai faleceu tragicamente e aí procurei motivos para continuar vivendo. A corrida e os amigos que fiz me proporcionaram recomeçar a minha vida”, emociona-se o servidor público.
Na beira do Lago Paranoá, ele, Cláudio Garbi, Carlos Alves e Gustavo Guedes conversaram com o Jornal de Brasília e fizeram uma ironia sobre a opção de virarem esportistas: “O problema é a mulher entender. Eu mesmo já fui dormir no sofá várias vezes (risos). Correr vicia e não é todo mundo que entende isso”, afirma Rodrigo.
Corredores e parceiros
Amigo e padrinho do casamento de Rodrigo, quando tinham apenas oito meses de amizade, Cláudio Garb não pensou duas vezes em apadrinhar a união do mais novo amigo e companheiro de corrida. “Quem não gostou muito foram as mulheres. Mas hoje a gente é família”, explica o empresário Cláudio. “Não. A profissão dele é corredor. Empresário ele é nos tempos livres”, brinca Rodrigo.
AMIGO DO PEITO
Mesmo com toda a preparação prévia para participar do Meio Iron Man, no último domingo, em Brasília, Rodrigo foi pego de surpresa e passou por uma cirurgia de hérnia. Preocupado com a recuperação completa do processo cirúrgico, o atleta decidiu não competir, mas marcou presença ao lado do amigo Cláudio. “Não corri, mas sempre que podia ia lá e perguntava se tava tudo bem ou se ele precisava de alguma coisa”, recorda.
A dupla agora se prepara para ir ao exterior disputar a Maratona de Berlim, na Alemanha, prevista para acontecer no dia 29 de setembro. “Sou um ‘maraturista’. Vou conhecer a cidade e aproveitar para fazer o que mais gosto também”, admite Cláudio.
Saiba Mais
Multisport é uma modalidade que nasceu na Nova Zelândia no final da década de 70, quase ao mesmo tempo em que nascia nos EUA o Ironman.
No início, as provas multisport reuniam esportes ligados às montanhas geladas daquele país. Os atletas eram levados de helicóptero ao topo de alguma montanha e de lá desciam esquiando até onde era possível. Eles deixavam esquis e corriam montanha abaixo até encontrar um rio para iniciar a canoagem. Ao final, os atletas pegam as bikes e retornavam até a base da montanha para a linha de chegada.