Até o final da noite desta sexta-feira, a plataforma X, antigo Twitter, poderá estar fora do ar. Numa escalada de uma briga que é parte da imensa polarização política vivida pelo país.
Relator das ações que investigam atos antidemocráticos, o ministro Alexandre de Moraes, exige que o X indique quem é seu representante legal no país. O dono do X, o bilionário Elon Musk, recusa-se a cumprir a ordem.
No fundo, uma enorme discussão, que envolve o fato de até agora o Congresso não ter votado lei para regulamentar as redes sociais no Brasil, uma visão distorcida sobre o que seja liberdade de expressão, a resistência das redes sociais a se submeterem às regras dos países em que operam, a dependência cada vez maior que temos deles, e eventuais excessos que alguns especialistas enxergam, por outro lado, nas atitudes do ministro Alexandre de Moraes, que gosta de envergar algumas vezes a estrela de xerife no lugar da toga de juiz. A briga entre Moraes e Musk é o tema do JBrNews de hoje. Com Alexandre Jardim e Rudolfo Lago.