Jornal de Brasília

Informação e Opinião

JBr News

Precisa servir chá de camomila na Praça dos Três Poderes

A semana termina em Brasília com os poderes da República em pé de guerra. Depois que o Senado aprovou a PEC, o Supremo reagiu de maneira dura

Por Jeferson Legal 24/11/2023 10h06

A semana termina em Brasília com os poderes da República em pé de guerra. Depois que o Senado aprovou a PEC “encurta toga”, o Supremo reagiu de maneira dura, falando em troco. Por enquanto, o efeito prático da aprovação da PEC é nenhum, porque ela ainda precisa passar pela Câmara e não há nenhuma perspectiva de que isso aconteça tão cedo.

O problema é o efeito político. A crise entre os poderes paralisa a pauta dos projetos de interesse do governo. O Congresso adiou esta semana a apreciação dos vetos presidenciais, da reforma tributária, da LDO. Para completar o quadro, na noite de quinta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e dos municípios.

O que deverá gerar nova insatisfação tanto no Congresso quanto entre o empresariado. Em vez de cafezinho, os garçons na Esplanada deveriam começar a servir um chazinho para acalmar os ânimos. É o que recomendam Alexandre Jardim e Rudolfo Lago no JBrNews de hoje.






Você pode gostar