Menu
Bio sem Neura

Bio sem Neura #040 – Malária

A malária humana é uma doença parasitária que pode ter evolução rápida e ser grave

Philip Ferreira

08/11/2020 15h55

A malária humana é uma doença parasitária que pode ter evolução rápida e ser grave. Ela pode ser provocada por quatro protozoários do gênero Plasmodium: Plasmodium vivax, P. falciparum, P. malariae e P. ovale. No Brasil, somente os três primeiros estão presentes, sendo o P. vivax e o P. falci- parum as espécies predominantes. A transmissão natural da doença se dá pela picada de mosquitos do gênero Anophe- les infectados com o Plasmodium. Estes mosquitos também são conhecidos por anofelinos, dentre outros nomes.
Após a picada, os parasitos chegam rapidamente ao fígado onde se multiplicam de forma intensa e veloz. Em seguida, já na corrente sangüínea, invadem os glóbulos vermelhos e, em constante multiplicação, começam a destruí-los. A partir des- se momento, aparecem os primeiros sintomas da doença.
A doença também pode ser adquirida por meio do conta- to direto com o sangue de uma pessoa infectada (como por exemplo, em transfusões sangüíneas ou transplante de órgãos ou ainda pelo compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis).

Para saber mais assista ao vídeo do Bio Sem Neura!!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado