A forte divisão política que marca as eleições presidenciais se reflete também na disputa pelo Senado. Cada estado e o Distrito Federal elegerão este ano dois senadores. E levantamento feito pelo JBrNews com base nas pesquisas mais recentes nos 26 estados e no DF mostra que nenhum dos lados – governo e oposição – teria uma maioria clara se as eleições fossem hoje.
A oposição declarada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva faria a maior parte: poderia eleger até 23 senadores. Mas os aliados declarados de Lula não ficariam muito atrás: poderiam ser até 17.
Isso mostra que o plano que a oposição tinha de fazer uma ampla maioria capaz de aprovar processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não deve ter êxito. Por outro lado, quem quer que venha a ser eleito presidente em outubro terá dificuldades claras com a oposição que se formará contra ele no Senado. A análise dessas situações nos estados é o tema do JBrNews de hoje. Com Rudolfo Lago.