Menu
Gastronomia

Nadal vence e pega Federer em decisão inédita de Grand Slam

Arquivo Geral

09/06/2006 0h00

Rafael Nadal e Roger Federer, os dois melhores tenistas da atualidade, estarão pela primeira vez frente a frente em uma decisão de Grand Slam. Nesta sexta-feira, o espanhol se garantiu em uma final de Roland Garros, em Paris, ao vencer o croata Ivan Ljubicic por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/2 e 7/6 (9-7). Agora, o atual campeão está a apenas uma vitória do bi.

Essa foi a terceira vitória de Nadal no confronto direto contra Ljubicic, que levou a melhor em uma oportunidade. Os rivais, porém, jamais tinham se enfrentado no saibro. Com o resultado, o tenista de 19 anos ampliou para 59 o número de vitórias consecutivas no saibro – maior seqüência da história. Sua última derrota foi em abril do ano passado, quando foi derrotado pelo russo Igor Andreev.

Nesta temporada, Nadal já levantou quatro troféus (são 16 na carreira) e tem um retrospecto de 33 vitórias e três derrotas. Além disso, foi o único a conseguir superar o número um do mundo Federer – três vitórias, nas finais do Torneio de Dubai, Masters Series de Monte Carlo e Masters Series de Roma.

Nadal e Federer já se enfrentaram seis vezes, com cinco vitórias para o espanhol. Em finais, foram quatro encontros e três triunfos do número dois do mundo. A favor de Federer, que busca seu primeiro título em Roland Garros, está o fato de jamais ter perdido uma decisão de Grand Slam – sete finais e sete títulos.

Nesta sexta, Nadal não teve muito trabalho para bater Ljubicic. No primeiro set, quebrou o saque do croata no terceiro e no quinto game. O croata deu o troco, mas Nadal confirmou seus saques e fechou em 6/4. Na parcial seguinte, o espanhol voltou a quebrar o sque no terceiro game e contou com a insegurança de Ljubicic para se impor mais ainda e fechar em 6/2.

No terceiro set, nenhum dos tenistas teve o saque quebrado e a decisão ficou para o tie-break. Ljubicic começou melhor e abriu 4-2, mas cometeu uma dupla falta e permitiu a reação de Nadal, que venceu por 9-7 após desperdiçar dois match points.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado