Menu
Gastronomia

Mauresmo espanta fantasmas e é a nova campeã em Londres

Arquivo Geral

08/07/2006 0h00

Parece que após tantos anos no circuito, a francesa Amélie Mauresmo resolveu estabelecer 2006 para acabar com incômodas marcas em sua vitoriosa carreira. Depois de ganhar seu primeiro Grand Slam em janeiro, com a conquista do Aberto da Austrália, a número 1 do mundo conquistou neste sábado o Torneio de Wimbledon ao bater a belga Justin Henin-Hardenne por 2 sets a 1, parciais de 2/6, 6/3 e 6/4.

Além de marcar seu primeiro título na famosa competição londrina, a taça também serve para a francesa começar a colocar por terra uma espécie de descrédito que sofre no circuito, já que costumeiramente não joga bem em finais dos quatro principais torneios de tênis do mundo. Para se ter uma idéia, na final do Aberto da Austrália, ela levantou a taça após a própria Henin abandonar a partida alegando dores no estômago.

Sentindo a pressão, novamente Mauresmo entrou nervosa em quadra e passou por alguns problemas durante o duelo, mas no final, controlou os nervos e fez valer a sua técnica e bateu a rival. Para melhorar, a vitória da francesa deste sábado ainda empate o histórico de confrontos entre as atletas em 5 x 5.

Mauresmo também volta a levar o título para a França após nada menos que 81 anos. A última vez que uma mulher francesa levantou o troféu do tradicional torneio na grama havia sido em 1925, quando Suzanne Lenglen conquistou seu sexto título em Wimbledon. Dona de uma melhor campanha na edição 2006 do torneio londrino, Henin, por sua vez, desperdiçou a chance de conquistar o único Grand Slam que lhe falta na carreira e ser a primeira belga a triunfar na maior competição de tênis na grama do mundo.

Os números finais do jogo apontam nada menos que oito aces para a campeã (quatro somente no último set) contra apenas um de Henin. Em relação aos erros não-forçados, houve quase um empate: 22 para Mauresmo contra 20 da rival. Em número de winners, a belga foi melhor: 31 a 28, mas a vice-campeã acabou superada no total de pontos vencidos: 88, quatro a menos que a francesa.

O jogo

A partida começou frustrando aqueles que esperavam um duelo muito disputado na quadra central do All England Club. A despeito de ser a número 1 do mundo, Mauresmo parecia mais uma vez sentir o peso que sempre lhe acomete em decisões de Grand Slams e errava muito.

Melhor para Henin, que se aproveitava das brechas deixadas pela francesa. Apesar da diferença no placar, as duas mantinha estatísticas praticamente iguais no que se referia ao número de duplas-faltas e winners. Porém, a belga não teve muita dificuldade para fechar o primeiro set em 6/2.

Foi aí que Mauresmo resolveu acordar e tentar acabar com a fama de “amarelona” em Grand Slams. Com belos golpes de ataque, ela quebrou o saque da belga no segundo game e, após confirmar os seus serviços, abriu 3 a 0 na segunda etapa.

Com Henin sacando no quarto game, as duas atletas mostraram a igualdade de sua força e só depois de uma longa disputa, onde chegou a salvar break-points da francesa, a belga conseguiu confirmar seu primeiro serviço no set que lhe poderia garantir o título.

Mesmo assim, a número 1 do ranking da WTA era um pouco melhor, porém, não conseguia finalizar os pontos decisivos para mais uma quebra sobre a rival. Acabou pagando com o sétimo game, quando teve o saque quebrado por Henin, após golpear a bola de maneira errada e jogá-la para fora da quadra.

A vingança veio logo em seguida, com Mauresmo quebrando mais uma vez o saque da belga. Precisando da vitória no último game, Henin partiu para o ataque com bastante agressividade, mas desperdiçou suas oportunidades com dois erros não-forçados e acabou derrotada no segundo set em um ace da francesa.

O início do tie-break foi marcado pelo equilíbrio, mas confiante com a conquista do segundo set, Mauresmo conseguiu quebrar o saque da belga no terceiro game. Porém, Henin não se entregou e manteve o equilíbrio até o final e chegou a empatar o game decisivo em 30 a 30. Finalmente, em uma bola na rede da número 3 do mundo, a francesa fechou a decisão em 2 sets a 1.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado