Menu
Brasília

#LuBarboIndica: Baco, a Vera Pizza Napoletana

Luciana Barbo

01/10/2019 18h37

Atualizada 07/01/2020 0h37

Para os italianos, a pizza é muito mais do que uma massa em formato redondo coberta com molho de tomate, queijo e outros ingredientes. Por lá, a coisa é tão séria que existe até lei para regulamentar a receita e somente aqueles que seguem à risca as regras ganham o certificado da Vera Pizza Napoletana.

A intenção da associação italiana é preservar a tradição e não deixar a receita original se perder, tendo em vista que a forma de fazer a massa já foi adaptada em todo o mundo. 

Aqui no Brasil, algumas pizzarias têm essa certificação. A Baco é uma delas e ostenta o selo em suas duas unidades, na 408 Sul e 309 Norte. Mais do que isso, a pizzaria do chef e empresário Gil Guimarães levou em 2017 e 2018 o título de melhor do país pela revista Prazeres da Mesa.  Será, que é por isso que ela merece o selinho #LuBarboIndica? Também. Mas vale dizer que a casa tem 20 anos de história e que a pizza é realmente diferenciada, não somente pelo cuidado no preparo e na manutenção da tradição, mas também porque é muito saborosa.

Clique aqui e confira o menu completo da casa

Foto: Felipe Menezes

Como se faz uma Vera Napoletana?

Primeiramente, a massa deve ser elaborada com 1,8 quilos de farinha especial tipo 00 (leia-se zero zero), 1 litro de água, 50 gramas de sal, 5 gramas de fermento. Em seguida, a mistura tem de ficar descansando por oito horas. Depois desse tempo, deve ser aberta com as mãos em um balcão enfarinhado até chegar a espessura de cerca 3 milímetros no centro e 1 ou 2 centímetros na borda. Dessa maneira, a temperatura do forno vai fazer essa borda crescer e ficar levemente crocante, sem ressecar.

Já o recheio leva obrigatoriamente azeite extravirgem, tomate pelado, mozzarella de búfala. Podem ser acrescidos outros ingredientes, desde que estes estejam presentes. A Vera Marguerita, por exemplo, leva ainda manjericão e parmesão.

O forno indicado é o de tijolo, alimentado por lenha, e deve estar entre 450 e 485 graus Celsius. O tempo para assar vai de 60 a 90 segundos e o resultado é uma massa leve, com cobertura harmoniosa e borda levemente crocante. Uma delícia!

 

Serviço:

Baco Pizzaria
408 Sul Bloco C Loja 35
Tel: (61) 3244-2292

309 Norte Bloco A Loja 30/40
Telefone: (61) 3274-8600

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado