Menu
Brasília

Em primeira mão: Sócios do Taypá abrem Sagrado Mar no fim de abril

Luciana Barbo

05/03/2020 7h02

Vai se chamar Sagrado Mar o novo empreendimento dos sócios do Taypá. Eu já havia adiantado há algumas semanas que o Lago Sul ganharia um novo restaurante de frutos do mar. Pois, então, agora compartilho com vocês os detalhes obtidos em conversas com o chef Marco Espinoza, ao longo dos últimos meses.

Como será o Sagrado Mar

A casa será inaugurada no final de abril, na QI 17 do Lago Sul, vizinha ao já consagrado restaurante peruano Taypá que, aliás, completa 10 anos em 2020.

A cozinha será dedicada aos pescados mais frescos encontrados no mercado nacional. Para isso, o trio formado pelo chef e os empresários Ivone e Antonio Carvalho já está às voltas com as negociações com fornecedores de Santa Catarina, São Paulo, Alagoas e de outras praças conhecidas por oferecerem produtos frescos e de alta qualidade.

“Depois de 10 anos consolidando o Taypá, nos sentimos maduros para abrir outro empreendimento. Queremos preencher essa lacuna que existe na cidade, de uma cozinha moderna com toques mediterrâneos e baseada em pescados”, conta o chef.

Parte do menu será assada na brasa e, à ementa fixa, serão agregados um menu executivo e sugestões do dia, para que a oferta seja mais dinâmica. Fora os pescados, como peixes, camarões, ostras, polvos, lulas, mexilhões, apenas dois cortes de carne vermelha: um filé e um ancho.

Massas e pães de fermentação natural, além de muitos legumes e ervas, acompanharão as proteínas.
Nas sobremesas, Marco pretende fugir do açúcar refinado. Dará preferência às frutas e, para adoçar, ao melaço e à rapadura.

Metade da brigada vem do Peru e já está em treinamento. A outra metade é local. No comando da cozinha, ao lago de Espinoza, estará Edison Ventura, com passagens por restaurantes da Argentina. Chile e norte do Peru, e que está testando o menu da nova casa há pelo menos 4 meses. Já Fabiano Palma, que trabalhu no Alice, Zuu e no Senac, estará à frente da produção dos pães. 

O ambiente, assinado pela Tune Arquitetura, terá cerca de 70 lugares e decoração baseada em ferro, concreto e madeira. A identidade visual é da Avocado Design.

Mais de Marco

Desde que chegou ao Brasil, o peruano Marco Espinoza vem colecionando parcerias e empreendimentos. Em Brasília, ele também é sócio do Così, casa consolidada em São Paulo, cujo comando está nas mãos do chef Renato Carioni e do sócio operacional Leonardo Recalde. Vale lembrar que o Taypá já foi considerado o melhor peruano do Brasil pelo governo daquele país e que está citado em lista internacional do 50th best.

No Rio de Janeiro e em São Paulo, Marco opera as unidades do Lima, restaurante peruano, e o El Chaco, casa de carnes com pegada argentina. Na primeira cidade, também comanda o Pollo a la Brasa e, mais recentemente, o Cantón, delivery de comida chinesa.

Além do Sagrado Mar e das atividades ligadas às comemorações da primeira década do Taypá, o chef tem vários projetos para 2020, alguns deles guardados a sete chaves. Aguarde, porque 2020 nem começou direito e, se depender do peruano, cada dia terá 48 horas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado