fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Luciana Barbo

Clubes de assinatura podem ser alternativa para minimizar a crise

Com serviços e vantagens exclusivos, empresas estão investindo na abertura ou solidificação desse tipo de atendimento para ganhar consumidores

Luciana Barbo

Publicado

em

PUBLICIDADE

Passado mais de um mês do período de isolamento social muitas empresas estão buscando soluções além do serviço de delivery para minimizar as perdas causadas pelo COVID-19. Os vouchers para consumo após a reabertura de bares e restaurantes foram uma das alternativas encontradas e agora, algumas empresas estão investindo na abertura ou na solidificação de clubes de assinatura.

Se depender dos números desse segmento, a ideia pode ser, sim, uma saída. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom), esse tipo de abordagem de vendas cresceu 167% e chegou a faturar R$ 1 bilhão, de 2015 a 2019. Sinal de que o público se identifica com o serviço.  

Há mais de 20 anos, os bolos produzidos por dona Sara Gentil fazem sucesso dentro e fora de sua família. E são eles as estrelas da cafeteria montada por suas filhas, na 410 Sul. Com a impossibilidade de atender o público in loco, o Gentil Café apelou para o serviço de entrega em domicílio e no balcão. Outra estratégia foi montar o Clube do Bolo, que leva até a casa dos participantes uma preparação especial de um quilo, sempre às sextas-feiras.

 O serviço foi lançado na segunda semana de abril, por isso, os escolhidos desse mês foram apenas três: o bolo mesclado; de laranja com calda de limão; e o Amanda (massa de chocolate com recheio de doce de leite e cobertura de chocolate e crocante de castanha).

A assinatura mensal sai a R$ 140 e a taxa de entrega não está incluída. As áreas abrangidas são Águas Claras, Sudoeste, Plano Piloto e Guará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Instalada no Jardim Botânico, a padaria Pasta Madre também está investindo em um serviço que vai levar pães de fermentação natural com receitas diferenciadas uma vez por semana à casa de cada assinante. As entregas só começam no dia 8 de maio, mas a iniciativa já conta com 20 inscritos.

“Estamos trabalhando nessa ideia do clube desde o ano passado. Em novembro, colocamos no ar a nossa loja virtual e a crise acelerou o processo para o lançamento do clube. A princípio, entramos em contato com os clientes que já compram semanalmente os nossos produtos. Nessa semana, vamos começar a divulgar em nossas mídias sociais”, afirma Clarissa Mendonça, uma das sócias da empresa. 

Por R$ 170 mensais, os assinantes recebem a cada semana dois pães mais um produto gratuito para degustação. Além da conveniência de não ter que ir à padaria, também poderão conhecer em primeira mão as novidades da marca, elaboradas pelo padeiro e sócio-fundador da Pasta Madre, Daniel Fujiwara.

Vinho selecionado

Nascido como um clube de vinhos, o IVV Swine Bar ainda mantém o serviço e, mais do que isso, está incentivando a assinatura entre os clientes. “Neste mês, o clube cresceu 20%, especialmente por conta de novas adesões de quem já frequenta a casa”, conta Ariela Nobre, uma das sócias da empresa. Em maio, ela espera lançar o novo site com uma estratégia específica focada no clube.

Para ser membro da iniciativa, o cliente precisa escolher entre as categorias Prata ou Bronze, que contam com as opções de duas, quatro ou seis garrafas de vinho por mês. Os rótulos são selecionados por Eduardo Nobre, sócio da empresa e sommelier formado pela Santa Barbara City College, na Califórnia. Ele também auxilia os clientes em caso de dúvidas sobre harmonização ou outro aspecto referente aos vinhos.

Quem participa também tem descontos em cursos realizados no winebar, acesso a degustações e isenção de taxa de rolha caso queiram tomar os vinhos do clube no local. Os valores da assinatura variam de R$ 100 a R$ 600. 

Para quem pretende oferecer o serviço, a dica é entender que diferenciais é possível oferecer para se destacar da concorrência e fazer com que o público se engaje à ideia. Desconto, acesso a conteúdos ou eventos exclusivos, vouchers para próximas compras, acúmulo de pontos para ganhar mimos são algumas ideias que podem fazer sentido.  

Serviço:

Gentil Café
410 Sul 
Estão atendendo também com delivery e take out (www.goomer.app/gentil-cafe-pausa-prosa)
Instagram: @gentilcafé

Pasta Madre
Condomínio Solar de Brasília – Jardim Botânico
Estão atendendo no balcão e pela loja virtual (www.pmadre.com.br)
Instagram: @clubepastamadre

IVV Swine Bar
314 Norte
Estão atendendo por delivery (www.goomer.app/ivv-swinebar)
Instagram: @ivv_loja_clube_swinebar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade