Menu
Gastronomia

Contusão de Guga é resultado de esforço, diz especialista

Arquivo Geral

27/07/2006 0h00

Gustavo Kuerten voltou dos EUA com um novo problema: uma bursite no mesmo quadril que precisou ser operado duas vezes. E logo que chegou, o tenista divulgou comunicado através de sua assessoria avisando que não deve voltar tão cedo aos torneios. O prazo mínimo é de outras quatro semanas de espera.

Mas apesar do longo tempo, a bursite não chega a assustar. Pelo menos é o que confirma o médico Rogério Teixeira, que mantém bom contato com Guga desde que o tenista apresentou dores no quadril pelas primeiras vezes. Para ele, o problema – uma inflamação de uma bolsa que protege músculos – é comum em atletas em recuperação e a solução não é complicada.

“O Guga tem feito um trabalho forte de reabilitação muscular, puxando muito, e isso pode causar inflamações. As bursites são relativamente comuns e podem acontecer durante tratamentos como este”, disse Teixeira, indicando ainda que a recuperação deve acontecer à base de antiinflamatórios e menos carga de esforço.

Sem demonstrar certeza em relação ao retorno do ex-número um do mundo às quadras, Teixeira só afirma que Guga não faz errado ao treinar forte, como vinha sendo seu trabalho no Rio de Janeiro ao lado de sua equipe técnica e também do fisioterapeuta Nilton Petrone, o Filé.

Nesta estada na capital carioca, o tenista revezou parte física com bate-bola em quadra. A série diária começava logo cedo, por volta das 9h, e ia até o início da noite. “Claro que não temos certeza se o tratamento vai dar certo. Mas acho que o Guga está no caminho ideal. Ele tem que puxar bastante porque só assim poderá retornar a um nível competitivo”, destacou.

“Para estar no topo do tênis precisa-se de muita qualidade e um físico perfeito. É isso que ele está buscando. Ele não quer voltar, jogar um, dois jogos e depois parar de novo com dores. É uma forma de se preservar, senão vira um problema crônico, o que seria mais difícil de ser tratado”, completou Teixeira.

Após o novo problema, Kuerten retornou com o discurso anterior e não quis fazer novas previsões sobre uma possível volta. O tenista apenas confirmou que não joga o Aberto dos EUA e a Copa Davis, duas competições as quais desejava participar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado