As Eliminatórias para a Eurocopa tiveram início há cerca de duas semanas, com a realização de três partidas. No entanto, o sábado irá marcar o começo da caminhada das principais seleções do continente no qualificatório que irá conduzir 14 seleções à fase final do torneio, a ser disputado em 2008 na Áustria e na Suíça. Os dois países já estão garantidos como sedes.
Integrantes da mesma chave, o grupo B, a campeã mundial Itália e a vice França começam a luta por uma vaga amanhã. Os tetracampeões do mundo recebem a Lituânia, em Nápoles, no segundo jogo do técnico Roberto Donadoni no comando da equipe.
Depois de estrear com derrota de 2 x 0 para a Croácia, em amistoso disputado em Livorno, Donadoni decidiu convocar os principais jogadores do país para a abertura do qualificatório. “Desta vez, não será um amistoso e, a partir deste jogo, podemos dizer que a campeã mundial volta a participar de um torneio oficial. Portanto, temos que nos fazer representar bem. Vencer na estréia será fundamental para passar segurança ao grupo”, disse o técnico.
Já a França estréia fora de casa, em Tbilisi, contra a Geórgia. O técnico da seleção francesa, Raymond Domenech, não poderá contar com o atacante David Trezeguet, mas terá o volante Claude Makelele como titular do time, depois de desistir da aposentadoria da equipe nacional. As partidas deste sábado servem também como aperitivo para franceses e italianos, que reeditam a final da Copa do Mundo da Alemanha na próxima quarta-feira (6/9), em Paris.
Outra importante seleção entrará em campo neste sábado pelo grupo D. Terceira colocada no último Mundial, a Alemanha recebe a Irlanda cheia de confiança, sobretudo depois da vitória por 3 x 0 em amistoso contra a Suécia, há duas semanas.
“Sentimos que hoje temos um grupo e, por isso, estamos confiantes em uma grande apresentação. A Eurocopa para a nossa equipe começa agora e teremos a chance de conquistar um título para dar alegria aos nossos torcedores, que deram um verdadeiro show na Copa do Mundo e não foram premiados com o título, como mereciam”, disse o atacante Miroslav Klose, artilheiro da última Copa.
Pelo grupo E, a Inglaterra jogará diante de sua torcida contra Andorra e vem embalada após golear a Grécia, atual campeã européia, por 4 x 0. No entanto, a estréia de Steve McClaren à frente da seleção inglesa em jogos oficiais deverá ter um importante desfalque. O zagueiro Rio Ferdinand se apresentou ao time nacional com uma lesão, sofrida na vitória do Manchester United sobre o Wattford por 2 x 1, pelo campeonato nacional, e deve ficar de fora da partida contra os andorranos.
“Não posso mesmo confirmar se ele estará em campo neste sábado, mas espero que ele melhore no fim de semana e já esteja bem para o jogo da quarta-feira (contra a Macedônia, pela segunda rodada)”, afirmou o treinador do English Team. A partida deste sábado será no estádio Old Trafford, campo do Manchester United.
Confira os jogos das eliminatórias da Eurocopa neste sábado (horários de Brasília):
Grupo A:
Sérvia x Azerbaijão – 15h15
Polônia x Finlândia – 15h30
Grupo B:
Escócia x Ilhas Faroe – 11 horas
Geórgia x França – 13 horas
Itália x Lituânia – 15h50
Grupo C:
Malta x Bósnia-Herzegovina – 14h15
Hungria x Noruega – 15 horas
Moldova x Grécia – 15h15
Grupo D:
República Tcheca x País de Gales – 15h15
Eslováquia x Chipre – 15h15
Alemanha x Irlanda – 15h45
Grupo E:
Inglaterra x Andorra – 13 horas
Estônia x Israel – 15h30
Grupo F:
Irlanda do Norte x Islândia – 11 horas
Letônia x Suécia – 15 horas
Espanha x Lietchenstein – 17 horas
Grupo G:
Belarus x Albânia – 14 horas
Romênia x Bulgária – 15 horas
Luxemburgo x Holanda – 15h30