Os problemas de joelho do lateral esquerdo Júlio César são mais graves do que se esperava. Para reconstituir o ligamento colateral medial do joelho esquerdo, o jogador terá que passar por uma cirurgia nesta quarta-feira, em Porto Alegre. Com isso, deve desfalcar o Grêmio por quatro meses.
Há mais de um mês parado por conta desta lesão, Júlio César só deve retornar a atuar em outubro. Seu retorno aos treinos normais é previsto para o final de setembro. O prejuízo será grande: caso a previsão de parada se confirme, o lateral só voltará após a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Perderá o restante da Copa do Brasil, o primeiro turno do Brasileirão e metade do segundo, além de parte da Copa Sul-Americana.
Dos 27 jogos disputados pelo Grêmio em 2012, Júlio César participou de 15. Em um total de aproximadamente 70 que o Tricolor disputará, deve atuar em no máximo 30. O jogador não esconde a tristeza pela situação: “estou chateado, porque esta será minha primeira cirurgia, aos 29 anos. Não tenho histórico de lesões e tudo isso é muito novo para mim. Estava contando em voltar no inicio do Brasileiro e nas finais da Copa do Brasil, mas agora é pensar no segundo turno do Brasileiro e tentar recuperar o quanto antes o tempo perdido”.
O Grêmio deve procurar um novo lateral esquerdo, para suprir a ausência de Júlio César neste longo período de recuperação. Atualmente, o titular tem sido Pará, destro, que tem atuado improvisado. O único jogador de lado de campo canhoto de origem no elenco gremista é o jovem Dener, de 20 anos.