Em sua primeira convocação como treinador da seleção da Itália, atual campeã mundial, Roberto Donadoni deixou nove jogadores que estiveram na Copa do Munda da Alemanha de fora da lista para as partidas contra Lituânia e França, as duas primeiras válidas pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2008.
Nesta, Totti e Luca Toni não foram convocados por questões de ordem física, enquanto o goleiro Peruzzi anunciou que se aposentou da seleção. Materazzi não pôde ser chamado por conta da suspensão que recebeu pelo episódio na final da Copa do Mundo contra a França, na qual insultou familiares do meia Zinedine Zidane.
Outros quatro tetracampeões, porém, não foram chamados por opções técnicas do treinador, como é o caso de Del Piero, Camoranesi, Iaquinta e Barone. A novidade da convocação ficou por conta do retorno do atacante do Real Madrid Antonio Cassano, que ficou de fora do último Mundial.
Confira a lista dos convocados:
Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus), Christian Abbiati (Torino) e Marco Amelia (Livorno
Defensores: Andrea Barzagli (Palermo), Fabio Cannavaro (Real Madrid/ESP), Dario Dainelli (Fiorentina), Fabio Grosso (Inter), Massimo Oddo (Lazio), Manuel Pasqual (Fiorentina), Cristian Zaccardo (Palermo) e Gianluca Zambrotta (Barcelona/ESP)
Meio-campistas: Massimo Ambrosini (Milan), Daniele De Rossi (Roma), Gennaro Gattuso (Milan), Marco Marchionni (Juventus), Simone Perrotta (Roma), Andrea Pirlo (Milan) e Franco Semioli (Chievo Verona)
Atacantes: Emiliano Bonazzoli (Sampdoria), Antonio Cassano (Real Madrid/ESP), David Di Michele (Palermo), Alberto Gilardino (AC Milan), Filippo Inzaghi (AC Milan) e Tommaso Rocchi (Lazio)