O êxodo de jogadores de futebol brasileiros para clubes de todos os cantos do planeta este ano deve ser superior a 2005, quando 804 atletas deixaram o Brasil para ganhar a vida em países como Barein, Macedônia e Lituânia, segundo o diretor de registros da CBF, Luis Gustavo Vieira de Castro.
Até o dia 29 de agosto deste ano, mais de 1.000 jogadores haviam sido negociados por clubes do futebol brasileiro com equipes do exterior, sendo 720 vendidos e 370 repatriados. Portugal é o principal destino dos brasileiros, com 37 jogadores comprados até o dia 6 de julho.
"Esse movimento de entrada e saída de jogadores tem se intensificado desde a criação da Lei Pelé, que facilitou o fluxo de jogadores", afirmou Luis Gustavo na sede da CBF nesta quarta-feira. "Acredito que passe o número do ano passado, é uma previsão diante de tantas negociações feitas até agora", acrescentou.
Mesmo superando a marca de 2005, a saída de jogadores este ano não deve alcançar o recorde de 2003, quando 858 futebolistas brasileiros deixaram o país. Em 2004, o número foi de apenas um jogador a menos do que no ano anterior.
Luis Gustavo explicou que os clubes brasileiros têm apenas até quinta-feira (31/08) para solicitar os registros de jogadores vindos de clubes do exterior, porém a Fifa permite que atletas que estejam sem contrato voltem para times do país além desse prazo.
Além disso, os clubes brasileiros ainda poderão continuar vendendo seus jogadores para equipes estrangeiras, apesar do fechamento do mercado nas principais ligas européias também acontecer nesta quinta.
"A Europa Ocidental fecha amanhã (quinta-feira), mas pelo que eu tenho conhecimento, Rússia, Ucrânia e os países escandinavos (Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia) ainda continua aberto (o mercado). Ou seja, qualquer pedido que venha do exterior será aceito", disse ele.
A disputa internacional pelos jogadores brasileiro já há algum tempo tem levado os clubes europeus a contratem as jovens revelações do país cada vez mais cedo, e um dos próximos a deixar o Brasil deve ser o lateral do Fluminense Marcelo, de apenas 18 anos.
O jogador, convocado pelo técnico da seleção brasileira, Dunga, para os amistosos da semana que vem contra Argentina e País de Gales, pode se despedir de seu clube no jogo desta quarta-feira contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro.
"O Fluminense está aberto a propostas por uma questão de necessidade", disse o gerente de futebol do clube, Gustavo Mendes. "Trinta por cento das receitas dos clubes do Brasil vêm da negociação de jogadores, e o Fluminense não é diferente". Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a venda de jogadores para o exterior já aparece entre os principais itens na pauta da balança comercial brasileira.