Menu
Futebol

Brasil de Marta estréia contra a desconhecida Nova Zelândia no Mundial

Arquivo Geral

11/09/2007 0h00

Em alta depois da prata nas Olimpíadas de Atenas em 2004 e do bicampeonato Pan-americano conquistado no Rio de Janeiro neste ano, o Brasil busca se firmar como uma das potências do futebol feminino com o título da Copa do Mundo, realizada na China.

A caminhada rumo à inédita conquista começa nesta quarta-feira, às 6h, quando a seleção encara a desconhecida Nova Zelândia, no Wuhan Sports Center Stadium, na cidade de Wuhan.

“Chego para ser campeã do mundo. Estou convencida de que o Brasil pode conquistar o título pela primeira vez porque temos uma boa equipe e jogadoras sensacionais como Pretinha, Kátia Cilene e Formiga”, afirmou a otimista Marta, principal destaque do time e eleita a melhor jogadora do mundo no último ano.

Para atingir esta meta, porém, Marta e suas companheiras terão que encerrar o tabu de péssimas participações do Brasil na competição. Após quatro edições, a equipe foi eliminada por duas vezes na primeira fase (1991 e 1995), uma nas quartas-de-final (2003) e tem como melhor resultado a medalha de bronze conquistada em 1999, nos Estados Unidos.

Apesar do fantasma das últimas más campanhas, o Brasil defende ante a Nova Zelândia o retrospecto de nunca ter perdido no primeiro jogo dos outros quatro Mundiais. No entanto, o técnico Jorge Barcellos teme que o nervosismo da estréia atrapalhe as suas comandadas.

“Queremos fazer uma boa apresentação e somar os três pontos que são muito importantes para começarmos bem. Sentimos o nervosismo, a ansiedade e a tensão antes da estréia, mas tentamos diminuir isso nos treinamentos aqui na China para jogarmos um bom futebol. Depois do ouro no Pan, temos muita confiança em nossa equipe, mas sabemos que são competições muito diferentes e que será muito mais difícil conquistarmos novamente o título”, analisou o técnico.

Para o jogo ante as neozelandesas, Barcellos não terá a sua disposição duas jogadoras titulares: a zagueira Elaine está suspensa por ter sido expulsa na final do Campeonato Sul-americano do ano passado contra a Argentina e a lateral-esquerda Rosana se recupera de uma lesão e só deve voltar contra a China, na segunda rodada da competição.

Pela frente, o Brasil tem uma adversária pouco conhecida mundialmente. “Realmente sabemos muito pouco sobre a Nova Zelândia. Por isso, os primeiros minutos serão fundamentais para a gente estudar a tática e corrigir algum tipo de posicionamento”, revelou Barcellos.

Beneficiada com a transferência da Austrália para a Confederação Asiática de Futebol, as neozelandesas passaram com extrema facilidade pelas Eliminatórias da Oceania e garantiram vaga na competição que não disputavam desde a primeira edição, em 1991.

“É um desafio enorme estrearmos na Copa contra o Brasil. Será um autêntico duelo entre Davi e Golias. Ainda assim, temos esperanças e acreditamos que poderemos romper o ritmo das brasileiras”, afirmou o técnico John Herdman, que, diferentemente do rival da estréia, não terá nenhuma baixa para escalar o time titular.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X NOVA ZELÂNDIA

Local: Wuhan Sports Center Stadium, em Wuhan (China)
Data: 12 de setembro de 2007, quarta-feira
Horário: 6 horas (de Brasília)
Árbitra: Pannipar Kamnueng (TAI)
Assistentes: Hisae Yoshisawa (JAP) e Hsiu Mei Liu (CHI)

BRASIL: Andréia; Aline Pelegrino, Tânia Maria e Renata Costa; Mônica, Daniela Alves, Formiga, Marta e Maycon; Pretinha e Cristiane.
Técnico: Jorge Barcellos

NOVA ZELÂNDIA: Jenny Bindon; Ria Percival, Hannah Bromley (Marlies Ootsdam), Rebecca Smith e Maia Jackman; Katie Hoyle, Simone Ferrara, Analie Longo e Hayley Moorwood; Wendi Henderson e Zoe Thompson
Técnico: John Herdman

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado