Menu
Turismo

A importância de contratar um seguro viagem internacional

Jornal de Brasília

02/09/2022 3h00

Atualizada 09/09/2022 11h55

Já se foi o tempo em que havia dúvidas sobre a importância de contratar um seguro viagem internacional.

E se elas já pairaram sobre cabeça de algum viajante, esses questionamentos cessaram imediatamente com a pandemia por Covid-19.

Nunca foi tão necessário se deslocar para outro país com cobertura médica, mesmo quando o mundo já respira aliviado após o fim das restrições impostas pelo Coronavírus.

Para muitos países da Europa, por exemplo, fazer seguro viagem internacional sempre foi obrigatório. Portanto, inquestionável. Porém, para a entrada em grande parte dos países ao redor do mundo, fazê-lo atualmente é opcional. Entretanto, não há justificativa plausível para abrir mão desse tipo de cobertura.

Portanto, se você tem planos de viajar para o exterior, saiba que essa é uma parte imprescindível no seu planejamento.

O que é um seguro viagem internacional?

Para quem nunca ouviu falar, seguro viagem internacional funciona como uma “assistência de saúde” que você contrata para ser atendido fora do Brasil, se necessário.

Pois mesmo que você tenha seu plano de saúde particular no Brasil ou seja usuário do SUS, saiba que eles não funcionam além das fronteiras.

Por exemplo, nos países europeus, mais precisamente em 26 deles, é obrigatório contratar um seguro viagem com cobertura acima de 30 mil euros durante todo o período em que você ficará no Velho Continente.

Isso isenta esses países de custearem suas despesas, caso você precise de atendimento clínico ou emergencial.

Porém, pagando pelo seguro viagem, você garante toda a cobertura contida na apólice durante os seus dias no exterior.

E, embora, lugares como os Estados Unidos, Chile ou Canadá não exijam a cobertura de um seguro viagem, é extremamente necessário fazê-la.

Primeiro, porque contratar um seguro viagem toma uma parte muito pequena do seu orçamento para uma trip internacional.

Certamente, você pagará 10x mais pelas passagens, hospedagens e despesas inloco.

Em segundo lugar, se a ideia é economizar, você pode se surpreender com os preços absurdos dos atendimentos emergenciais médicos e odontológicos em alguns lugares pelo mundo. Ou seja, por conta de uma economia irrisória, você poderá pagar caro caso tenha alguma emergência durante a sua viagem.

Outro fator relevante, é que nem todo destino tem atendimento público de qualidade. Assim sendo, mesmo que você consiga ser atendido de graça, talvez faltem recursos para suprir as suas necessidades.

Já com o seguro contratado, você poderá ser encaminhado para lugares adequados e com maior infraestrutura.

Além disso, um bom seguro viagem vai além da cobertura por donos à saúde e oferece suporte em caso de morte, extravios de mala e até cancelamentos ou atrasos de voos. Ou seja, é a síntese de viajar tranquilo.

O fato é que o seguro viagem internacional é um serviço que ninguém espera usar, mas que é tão relevante quanto um roteiro bem feito.

Longe de ansiar por tragédias, todavia é preciso ter em mente que pequenos e grandes acidentes ocorrem em qualquer lugar e você não está isento deles simplesmente por estar de férias!

Muito pelo contrário… às vezes, a depender do passeio, a exposição a riscos é bem maior do que um dia comum no Brasil.

Sinceramente, eu já vivi momentos tensos, que foram aliviados por ter feito um seguro viagem contratado. Só a certeza de ter um atendimento médico garantido faz toda diferença quando ocorre algum imprevisto.

Ademais, não existe perfil para viajar segurado. Se você viaja sozinho, é primordial; se está com a família, é tão necessário quanto.

Se o destino é de aventura, é super indicado; mas mesmo em lugares tranquilos existem outros tipos de riscos, como alimentares, odontológicos etc.

Por incrível que pareça, eu já acionei o meu seguro por um grão de areia que entrou no meu olho. Dá para acreditar? Ou seja, foi à beira-mar de uma praia paradisíaca onde me expus a um risco simples e inimaginável.

Outro fato improvável que já me ocorreu foi ser mordido por um cachorro enquanto fazia turismo na rua. Um pequeno arranhão, mas que por precaução foi preciso passar por uma análise médica.

Essas são muitas das histórias que eu tenho e que inúmeros viajantes vivenciam, mas que acabam ficando às margens de todo o glamour que envolve uma viagem.

O fato é que nenhuma das experiências citadas me causou grande transtorno financeiro, nem logístico, pois foi só acionar minhas coberturas.

E isso serve para incidentes maiores também. Por isso, atente-se bem na hora de contratar esse serviço.

Dicas para fazer um seguro viagem internacional

Existem muitas corretoras de seguro viagem e, portanto, é relevante que você analise bem as apólices e condições de cada contrato e as compare com o que é exigido no seu destino. Há modalidades de seguros aplicáveis para cada região do mundo e cada qual com suas especificações. Há também seguro viagem para intercâmbio ou para temporadas maiores no exterior.

Tudo isso deve ser analisado.

A seguir, dicas práticas para você fazer um seguro viagem internacional:

1.     Compare preços e coberturas de 2 ou 3 corretoras antes de escolher o seu seguro viagem internacional. É melhor ter várias cotações para escolher;

2.     Não deixe para contratar o seguro viagem às vésperas do embarque. É preciso organizar todos os comprovantes e apresenta-los na imigração, caso seja solicitado;

3.     Amplie a cobertura do seguro viagem até, no mínimo, 1 dia depois do seu desembarque no Brasil.

Ter um dia a mais de cobertura, é uma prevenção caso você perca o voo ou ele seja remarcado. Isso já aconteceu comigo e garanti cobertura por mais 24h, que foi o tempo suficiente para chegar no Brasil;

4.     Observe a idade do segurado. Bebês ou idosos acima de 74 anos, geralmente precisam de um seguro viagem que especifique essas faixas etárias;

5.     Confira se o seu seguro cobrirá o atendimento na hora ou você precisará pagar e depois ser reembolsado (isso acontece quando você está distante de um lugar onde a seguradora tem convênio);

6.     Salve em mais de um lugar o contato com a sua seguradora para você acioná-la com rapidez;

7.     Se você estiver viajando sozinho, ande sempre com o número da apólice para que em uma emergência ele possa ser encontrado com facilidade, tanto por você como por um socorrista, por exemplo;

8.     Alguns cartões de crédito e bancos oferecem seguro viagem, mas atente bem às condições.

Seguro viagem com cobertura para intercâmbio

Outra dúvida bastante recorrente é sobre o seguro viagem para estudante, pois ao passar uma temporada longa fora do Brasil, é ainda mais importante viajar tranquilo. Ainda mais que, geralmente, o dinheiro para a viagem está contado e o estudante nem pode pensar em gastos adicionais com eventuais imprevistos.

A contratação desse tipo de seguro para intercâmbio é essencial, mesmo nos casos em que o país de destino não exige, pois é a cobertura que garantirá assistência internacional, seja auxílio médico ou qualquer outra cobertura como bagagem extraviada, assistência jurídica e reembolsos dos gastos com medicamentos.

Seguro viagem é essencial

Contratar um seguro viagem internacional é tão importante quanto garantir sua reserva em um hotel ou fazer aos melhores passeios.

Infelizmente, logo no início da pandemia, muitos sistemas de saúde do mundo inteiro mostraram suas fragilidades e muitos viajantes se sentiram ficam assustados.

Por isso mesmo, depois dessas experiências muitos países passaram a exigir o seguro viagem como forma de transferir os custos com saúde com visitantes para os próprios.

Portanto, inclua junto a sua pesquisa por bilhetes aéreos mais baratos ou por hospedagem bem localizada, a contratação de um seguro viagem internacional mesmo que o destino não o considere

como obrigatório.

Afinal, manter a sua viagem dentro do orçamento sem despesas extras com saúde é uma ótima forma de garantir memórias inesquecíveis e, caso algum imprevisto ocorra, você certamente vai respirar aliviado por ter para onde ligar e buscar atendimento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado