Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Rejuvenescer

Cortisol; O Maestro do estresse

Cortisol; O Maestro do estresse

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

Os níveis de cortisol no sangue variam durante o dia porque estão relacionados com a atividade diária e a serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem-estar. Assim, os níveis de cortisol basal no sangue, geralmente, são maiores de manhã ao acordar, de 5 a 25 µg/dL, e depois vão diminuindo ao longo do dia para valores menores que 10 µg/dL, sendo que pessoas que trabalham no período noturno possuem inversão do ciclo circadiano e isso, literalmente, acarreta um desarranjo na produção e orquestra hormonal.

O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular, aumento de peso ou diminuição de testosterona ou ser indicativo de problemas, como a Síndrome de Cushing, por exemplo.

Já o cortisol baixo pode originar sintomas de depressão, cansaço ou fraqueza ou ser indicativo de problemas, como a Doença de Addison, por exemplo. Além dessas doenças o hipocortisolismo é comumente confundido com a própria depressão ou transtorno de ansiedade generalizada portanto se vocês possuem esses sintomas, INVESTIGUE!








Você pode gostar