Menu
Prazeres do vinho

Harmonizações de vinhos com a ceia de páscoa

A ceia de Páscoa pode ficar ainda mais saborosa com a correta combinação entre os vinhos e os pratos que serão servidos

Dai Teixeira

26/03/2021 13h10

Harmonizações de vinhos com a ceia de páscoa

Algumas das tradições do período relembram a Santa Ceia, momento registrado por grandes artistas como Leonardo Da Vinci, onde os principais alimentos servidos são o pão e o vinho. A origem da tradição não é exata, mas um grande número de estudiosos explica que a tradição do vinho na ceia da Páscoa se deve sim a essa passagem bíblica.

O fato é, que o vinho se faz presente na data, e um dos motivos disso acontecer é porque essa bebida realça o sabor dos pratos da Semana Santa como com peixes e chocolates por exemplo.

As harmonizações entre vinho e comida sempre são assuntos muito comentados, principalmente em datas de celebração, mas no meu ponto de vista esse é um assunto não pra ser comentado e sim experimentado. E é também um tema onde se fala muita bobagem, principalmente na internet, pois as possibilidades são infinitas, os pratos também infinitos e os vinhos de uma variedade também infinita. E o mais importante de tudo os paladares são muito pessoais, mas enfim, a pergunta em questão é: Peixe com vinho branco e carne com vinho tinto? E porque digo ‘carne’, porque mesmo no período da páscoa muitas pessoas não abre mão desse alimento e também do vinho tinto, certo?

Então vamos lá, ‘Peixe com vinho branco e carne com vinho tinto?’, SIM se você harmonizar assim vai acertar mais do que errar, mas o oposto também pode funcionar, um exemplo seria pra quem gosta do vinho tinto e não abre mão dele, mas quer comer peixe nesse dia, é possível sim, primeiro cada um pode beber e comer o que tiver vontade, mas se você quiser fazer uma harmonização com um pouco mais de ciência e técnica a sugestão é: na hora de escolher o peixe, escolher algum tipo de peixe que seja mais adequado ao tinto. Exemplo: Salmão, atum, anchova, peixes de carne um pouco mais escura como a enguia, no Brasil não é muito comum, mas ela é muito consumida na Europa. E não só na escolha do peixe, mas também na receita, ou seja, os ingredientes envolvidos.

O Atum feito à moda oriental, tailandesa, agridoce com frutas, com manga, com tamarindo etc., eu recomento um vinho branco, pois o tinto complicaria um pouco, mas se o atum for feito com uma receita mediterrânea com tomates, azeitonas, alcaparras, isso certamente ajuda a harmonizar com o vinho tinto. E isso vale pra qualquer peixe como o bacalhau que costuma ser um dos peixes mais consumidos da semana santa.

O mesmo com vinho branco e carne vermelha, também é possível. Se você não abre mão do seu churrasco mesmo no dia de páscoa, você pode se quiser comer sua picanha com um bom espumante branco ou um vinho branco Chardonnay, mas se quiser harmonizar um pouco melhor a sugestão é optar por uma carne mais branca, como uma vitela que é uma carne mais branquinha ou um cordeiro rosado.

Eu já fiz um jantar inteiro com espumantes brancos, e um cordeiro rosadinho quase cru com um leve molho branco e ficou perfeito, isso combina com vinho branco também.

Então é possível sim combinar vinho branco com carne vermelha, desde que se adapte a receita, tá bom. Espero que tenham gostado.

Lembrando também que no vinho tinto e no chocolate amargo que são muito consumidos no período de páscoa contém flavonoides – Que são bioativos conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, além dos benefícios antioxidantes.

Segue uma lista de alguns vinhos que são coringas pra harmonizarem mais fácil tanto com a ceia e também com chocolates

Para a maioria dos pratos o Antica terra espumante italiano
Chocolate amargo 70% – vinho do porto rose
Ceviche de bacalhau – O melhor é preferir o frescor dos Sauvignon Blanc – fermentado com levedura de saque
E o sol fa soul tinto malbec que é um vinho jovem, fresco e simples a sugestão do winemaker é bebê-lo com qualquer comida e para qualquer ocasião. Ele tem taninos suaves e um final frutado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado