Menu
Estilo de Vida

Melhorar a autoestima: 5 Hábitos saudáveis para praticar!

Jornal de Brasília

01/08/2022 1h27

Atualizada 08/08/2022 15h29

Young beautiful brunette woman wearing casual sweater standing over pink background Hugging oneself happy and positive, smiling confident. Self love and self care

Sem dúvida, melhorar a autoestima é um grande desafio hoje em dia, não é mesmo? 

Devido aos obstáculos do mundo atual. Entre eles, o desemprego, os vícios, a crise financeira, a falta de saúde… Em consequência disso, o corpo envia sinais de que algo não está bem.

E talvez você note isso no espelho. Seja na expressão, seja na postura, seja na pele… Ou ainda nas tarefas do dia a dia.  

Assim, achar energias e dicas para melhorar a autoestima é a única saída. A fim de nutrir sensações mais positivas sobre a vida. E também sobre a aparência. 

Afinal de contas, de acordo com o site www.cienciadapele.com.br, a baixa autoestima é capaz de provocar inúmeros problemas na pele. Além de afetar outras áreas, físicas, emocionais e sociais.

Logo, buscar ajuda aumenta qualidade de vida. Isto é, em todos os aspectos!

Por isso, veja como melhorar a autoestima: 5 Hábitos saudáveis para praticar. 

  1. Faça exercícios físicos 

Se quer melhorar a autoestima, faça exercícios físicos! Pois além de estimular o estado físico, ativa-se os hormônios do bom humor e do bem-estar. 

Tudo isso a partir de um tipo de tarefa que só depende de você para dar certo!

Então, comece a escolher uma atividade que se encaixe na rotina. Algo que seja útil e divertido. Mas, antes disso, converse com um profissional. Assim você cuida da sua autoestima, da sua pele e da sua mente.

  1. Tenha uma boa alimentação

A boa alimentação é um dos hábitos para melhorar a autoestima. Afinal de contas, a absorção dos nutrientes ideais regula o organismo. Dessa forma, ganha-se energia e foco para realizar as tarefas diárias.

Já a má alimentação é totalmente nociva à saúde. Sendo a porta de entrada para várias doenças. Como, por exemplo, colesterol alto, diabetes, obesidade, etc.

Por isso, a fim de elevar a autoestima, alimente-se bem. Invista no cardápio com frutas, vitaminas, proteínas e minerais. Assim, o corpo tem a melhor performance no dia a dia. Bem como o lado emocional.

  1. Pense positivo

Um dos principais sintomas da baixa autoestima é o “pensar negativo”, não é mesmo? 

Sem dúvida, pessoas assim têm o hábito de só enxergar obstáculos. E colocar barreiras em tudo o que faz ou planeja, em primeiro lugar.

Portanto, se quer aumentar a autoestima e a confiança, pense positivo! Comece, antes de mais nada, a ver o lado bom das coisas. 

Tire o proveito das situações. Tenha o “pensar positivo” como atitude para melhorar a autoestima.

  1. Planeje o seu dia

É normal se sentir desmotivado quando algo não vai bem. No entanto, existe uma dica para ter dias mais produtivos, sabia disso?

Uma maneira simples é planejar o seu dia com antecedência. A fim de incentivar mais a si mesmo(a). E também aumentar o desejo de executar tarefas. De criar a percepção de que o que você faz é importante.

O primeiro passo é ter em mente as prioridades. Aquilo que não pode ficar para depois. Dessa forma, você se sentirá mais ativo(a). Confiante para fazer o que é preciso. Esta é uma das formas de melhorar a autoestima no dia a dia.

  1. Aprenda a lidar com os erros

Todo mundo diz que “errar é humano”. E isso é verdade, não é? Afinal, todo mundo erra em algum momento. Seja no trabalho, nos estudos, nas relações…

Por outro lado, é o que se faz em consequência que pode mudar tudo! 

Então, aprenda a lidar com os erros. Evite se desanimar por causa de uma coisa que deu errado. Dê a volta por cima! Além disso, pratique o hábito de se perdoar depois de um tropeço.

Lembre-se que se cobrar demais é uma escolha perigosa. O que, por sua vez, abala a autoconfiança, o autocontrole e a própria autoestima. Por isso, olhe com mais carinho para si mesmo(a). Porque amanhã é outro dia! Perdoe-se e levante a cabeça!

Pronto! Agora você pode seguir o passo a passo para melhorar a autoestima todos os dias. Faça isso por você! E, se pintar algo difícil no caminho, não desanime. Acredite sobretudo que os hábitos saudáveis são ótimos aliados para praticar o autocuidado. Então, comece hoje mesmo.

Por Priscila de Almeida

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado