Menu
Gastronomia

Taste Brasília Festival: maior festival de gastronomia do mundo que começa neste fim de semana

Brasília recebe o evento pela primeira vez com 13 restaurantes e 1 bar participantes, aulas práticas com chefs e bartenders, shows, DJs, degustação e exposição de produtos premium, com programação para toda a família. Ingressos são a partir de R? 20 no Eventim

Redação Jornal de Brasília

24/05/2022 18h23

Taste Brasília Festival: maior festival de gastronomia do mundo que começa neste fim de semana

Presente em mais de 13 cidades pelo mundo, como Londres, Paris, Dubai, Milão, Grécia, Amsterdã, Dublin, Cape Town, Melbourne, Sydney e São Paulo, chegou a vez da capital federal receber o maior festival de gastronomia de todos, o Taste Festivals. Em Brasília, a primeira edição, apresentada pelo Santander, acontecerá nos dias 27 a 29 de maio, e de 03 a 05 de junho, no Pontão do Lago Sul.

Às margens do Lago Paranoá, o evento reúne o melhor da gastronomia local e proporciona diversas vivências gastronômicas e culturais, com uma programação bem completa, na qual o público poderá experimentar pratos exclusivos e preferidos de restaurantes locais, assistir aulas práticas com chefs e bartenders, degustar e levar para casa produtos premium, tudo embalado por muita música com shows e apresentações de DJs. Os ingressos já estão nos últimos dias e podem ser adquiridos no site Eventim, a partir de R? 20.

Com opções gastronômicas variadas, que vão da cozinha clássica à contemporânea, da brasileira à internacional, trazendo culinárias como a peruana, a japonesa, a italiana, os brasilienses terão a oportunidade de experimentar pratos de restaurantes renomados da capital em um só lugar entre R? 20 e R? 45. Com curadoria do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo, o público terá até quatro opções por restaurante, sendo três delas parte do cardápio fixo das casas e um pensado e preparado exclusivamente para o Taste. Restaurantes como Authoral, Casa Baco, Dom Francisco, Taypá, Lago, Bloco C, Lagash, Leo Hamu, Le Birosque, Olivae, Sakeyo, Superquadra, Ouriço e o Bar Southside participam do festival.

Mais experiências

No festival, o que não faltará para os visitantes é viver novas experiências. Por isso, há alguns destaques no evento que prometem se tornar queridinhos do público, como o Fire Pit By Santander, o Papo de Cozinha, o Adega Taste e o Empório Taste.

Na Adega Taste, o visitante faz um brinde especial, degustando as melhores bebidas e participa de cerca de 24 aulas práticas onde aprende desde harmonizar pratos e bebidas até montar a sua adega. O espaço também vai trazer uma paixão do brasileiro — o café. Serão realizadas sessões de masterclass aos domingos, às 15h e os participantes irão aprender a preparar um drink com café gelado.

Programação Adega Taste:

27/05/2022 — sexta-feira
19 às 19h30 — Monte sua Adega — professora Rafaela Reis
21 às 21h30 — Roteiros Imperdíveis — professora Estela Mayra
22 às 22h30 — Malbecs — professora Rafaela Reis

28/05/2022 – Sábado
14h às 14h30 – Monte sua Adega — professora Estela Mayra
16h às 16h30 – Roteiros Imperdíveis — professora Rafela Reis
20h às 20h30 — Malbecs — Estela Mayra
18h às 18h30 — A caipirinha perfeita — Gustavo Guedes, do Southside
21h às 21h30 — Monte sua Adega — professora Rafaela Reis
22h às 22h30 — Roteiros Imperdíveis — professora Estela Mayra

29/05/2022 – Domingo
14h às 14h30 — Roteiros Imperdíveis — Rafaela Reis
16h às 16h30 — Malbecs — professora Estela Mayra
14h às 17h30 — Monte sua Adega — professora Rafaela Reis
18h às 18h30 — Malbecs — professora Estela Mayra

Aulas no Papo de Cozinha

Além de experimentar e provar as delícias gastronômicas, os visitantes poderão colocar a ´mão na massa´ nas aulas práticas gratuitas com chefs e assistir a palestras nos chamados espaços de conhecimento. No Papo de Cozinha, os chefs ensinarão truques e dicas de receitas, cozinhando junto com os participantes que além de aprender na prática, poderão trocar ideias e experiências sobre todo o processo de preparo do prato.

27/05 — Sexta-feira — Abertura
19h – Raquel Amaral, do Rota do Leste – Ceviche bêbado de camarão e cajá-manga.
20h30 – Anamaria Ferrão Holm – Salpicão vegano
22h – Leninha Camargo, chef e MC do Papo de Cozinha — Carpaccio de abóbora

28/05 — Sábado
13h – Diego Badra, do Conca — Inhame como você nunca viu
14h30 – Dudu Camargo, do Dudu Bar — O churrasco, ao estilo do Dudu
16h – Carole Crema, do GNT – Frutas na brasa para uma sobremesa
18h – Ana Paula Jacques, do Cerrado no Prato / Instituto Cajuzinho: Filé suíno curado na pimenta de macaco com nhoque de mangarito defumado.
19h30 – Bela Marconi, do Santuária — Antecipando São João
21h – Priscila Deus, do Pobre Juan — Assando a carne ao inverso

29/05 — Domingo
13h – Liana Sabo, do Correio Braziliense, e Luciana Barbo, do Metrópoles — Debate: A evolução da cena gastronômica de Brasília. Mediação de Luiz Américo Camargo
14h30 – Aula da Maple Bear
16h – João Victor Neme e Leilah Neme, do Projeto Prisma, com participação de Ian Santana e Anna Paula Basílio — Massa com pesto de baru
17h30 – Ticiana Werner, do Ticiana Werner Restaurante — Risoto de cogumelos
19h – Ana Paula Jacques, do Cerrado no Prato /Instituto Cajuzinho. Participação de Madalena Soares – Baru: Do desprezo ao estrelato

Fire Pit by Santander:

No espaço Fire Pit by Santander os participantes aprenderão a fazer diversos pratos na brasa.

27/05 — Sexta-feira — Abertura
19h – Luiz Alberto Costa, do Superquadra — Arroz de costela
20h30 – Julia Almeida, do Almería – Ceviche com leite de tigre defumado
22h – Apresentando o Fire Pit

28/05 — Sábado
13h – Diego Badra, do Conca — Inhame como você nunca viu
14h30 – Dudu Camargo, do Dudu Bar — O churrasco, ao estilo do Dudu
16h – Carole Crema, do GNT – Frutas na brasa para uma sobremesa.
18h – Ana Paula Jacques, do Cerrado no Prato / Instituto Cajuzinho: Filé suíno curado na pimenta de macaco com nhoque de mangarito defumado.
19h30 – Bela Marconi, do Santuária — Antecipando São João
21h – Priscila Deus, do Pobre Juan — Assando a carne ao inverso

29/05 — Domingo
13h – Mara Alcamim, do Na Mata — Pirarucu na folha de bananeira
14h30 – Thiago Paraíso, do Ouriço — Paella feita na brasa
16h – Renata La Porta, do La Porta Buffet – Salada Niçoise à minha moda
17h30 – Luiza e Guto Jabour, do Almería, e Celso Jabour, da Sweet Cake – Bisteca fiorentina em família: preparo, acompanhamento e harmonização.
19h – Lui Veronese, da Cozinha do Cavaleiro — Risoto com o sabor da brasa

Todas essas opções deliciosas, experiências e imersão no universo da gastronomia, ganham um ritmo especial com os shows de música ao vivo que acontecem durante o festival. Jazz, pop, MPB, música instrumental, bossa nova, regional nordeste e diversos gêneros e estilos musicais complementam a diversão.

Veja o horário, artistas e bandas que se apresentarão:

27/05 — Sexta-feira — Abertura
19h30 — 4-U Jazz´N´Roll
21h — Bell Lins

28/05 — Sábado
13h30 — Nath Cavalcante trio
16h — Jazz na Carta
20h30 — João Marinho quarteto

29/05 — Domingo
13h30 — Nice Moanna
15h30 — Kaio Oliveira Trio
18h — Marvyn

Empório Taste

Uma das grandes atrações do Taste Brasília Festival é o Empório Taste, que reúne o que há de melhor na mesa e na cozinha. Conta com 50 expositores, mais de 200 marcas, destaque para a diversidade e riqueza dos produtos do cerrado. As marcas paulistanas, mineiras e cariocas, que participam do Taste São Paulo, também marcam presença na estreia da edição em Brasília, de olho no crescimento do mercado na capital federal. Além de levar as delícias e novidades para casa, haverá degustação para provar novos sabores, especiarias e temperos.

Programação para as crianças

O Taste Brasília Festival promove aprendizado, inclusão social e cultural por meio da gastronomia com atividades especiais para os pequenos no espaço de conhecimento “Papo de Cozinha” e no stand da Maple Bear, onde as crianças de 4 a 12 anos poderão participar de oficinas de confeitos em cupcake e biscoitos. No Papo, no dia 5, 14h30, a professora e chef Alessandra Brant, da Arca do Sabor, vai ensinar o “Cuscuz do Cerrado” para a garotada.

Serão realizadas 36 oficinas com participação de até 360 crianças em todos os dias do festival. A inscrição será feita pelas famílias no stand Maple Bear e as oficinas são realizadas com 10 crianças em cada sessão, com duração de aproximadamente 1 hora. Nas sextas-feiras (28/05 e 03/06) as oficinas acontecem das 18h às 21h, aos sábados (28/05 e 04/06) as sessões vão das 14h às 20h e aos domingos (29/05 e 05/06) das 13h às 19h.

As crianças receberão o avental e touca de presente e levarão a produção feita como lembrança, e quem não puder participar ganhará um quebra-cabeça personalizado. As oficinas serão ministradas pela curadora do projeto, Amanda Sabadell, que também ensinará sobre a importância da culinária na formação do aluno. Para reunir a família em torno da gastronomia, Amanda dará uma aula para pais e filhos no espaço de conhecimento “Papo de Cozinha”, onde aprenderão juntos a fazer panqueca. Neste espaço ocorrem mais de 10 aulas gratuitas com chefs renomados durante o Taste Brasília Festival.

Serviço
Taste Brasília Festival
Data: 27, 28, 29 de maio e 3, 4 e 5 de junho (sextas-feiras aos domingos)
Endereço: SHIS Ql 10, Lote 1/30 Lago Sul, Pontão do Lago Sul
Horários: Sextas-feiras — 17h às 23h
Sábados – duas sessões — 12h às 23h (Taste Sunset — 18h às 23h)
Domingos – Sessões únicas – das 12h às 20h

Vendas de ingressos online e informações neste link

Classificação etária: 16 anos. A entrada de menores de 16 anos somente será permitida se comprovadamente acompanhados dos responsáveis legais, que deverão permanecer no local do evento enquanto o menor estiver presente.

Ingressos:
Sextas-feiras — R? 40,00 (inteira)
Sábados — Sessões inteiras — R? 50,00 (inteira)
Sábados — Taste Sunset – entrada a partir das 18h — R? 40,00 (inteira)
Domingos — R? 50,00 (inteira)

Vendas online disponíveis no site Eventim
Venda física:
Loja Eventim – Brasília Shopping / Piso G2
SCN Quadra 5, Bloco A, subsolo.

Crianças com 1 ano ou menos: entrada gratuita.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado